10 mil luminárias rebaixadas devem ser instaladas até agosto

A administração municipal vem implantando, desde 2011, a iluminação rebaixada em vários bairros de Paranavaí com o objetivo de contribuir com a segurança da população, melhorando principalmente a visibilidade noturna nas ruas e avenidas.
O sistema, com luminárias antivandalismo e de grande resistência contra impactos, ainda tem a vantagem de deixar a cidade mais bonita, ajudando a atrair cada vez mais visitantes e investidores.
Até o momento, aproximadamente 8 mil luminárias rebaixadas já foram instaladas no município e a previsão é de que o total de 10 mil, conforme prevê o projeto, já esteja em pleno funcionamento até agosto.
Segundo o engenheiro eletricista da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Fábio Havro, a cidade foi dividida em cinco áreas, chamadas de quadrantes.
Os três primeiros já foram finalizados, com a instalação de luminárias no perímetro urbano e também nos quatro distritos: Graciosa, Mandiocaba, Piracema e Deputado José Afonso.
“Agora estamos trabalhando no quarto quadrante, que engloba vários bairros como o Novo Ouro Branco, Ibirapuera, Vila City, etc. A previsão é de que em 30 dias a instalação das luminárias rebaixadas em toda esta região já esteja finalizada, e então daremos início aos trabalhos no último quadrante”, explicou o engenheiro.
Esta semana as equipes estão finalizando a implantação da iluminação rebaixada na região da Vila City. Os trabalhos são concentrados em duas grandes frentes: enquanto uma equipe coloca as luminárias, outra equipe faz a retirada das armações (braços de iluminação) antigas e executa a ligação da nova estrutura rebaixada.

Vandalismo
Apesar de as novas luminárias adotadas serem antivandalismo, o município está sofrendo com a ação de vândalos que estão subindo nos postes e retirando a luminária por inteiro. Por isso a administração municipal pede a colaboração da população para ajudar a denunciar esses atos através do 190 (Polícia Militar) e até mesmo pelo telefone da Ouvidoria Municipal, que é o 156.