15 casos de abuso sexual a crianças são investigados em Paranavaí

Um balanço realizado pelo Conselho Tutelar de Paranavaí, no primeiro quadrimestre de 2013, mostra um aumento de 93,56% no número de atendimentos a crianças e adolescentes. A comparação é com o mesmo período do ano passado.
Nesses primeiros quatro meses do ano foram 331 casos atendidos de violação aos direitos da crianças, contra 171 na mesma época de 2012.
Nos casos de abuso sexual, o aumento foi de 66,66% – 15 denúncias contra 9 no mesmo período do ano passado. Caso os abusos sejam comprovados, as denúncias serão encaminhadas para o Ministério Público que tomará as medidas judiciais.
Para a presidente do Conselho, Cláudia Picoli, as denúncias de violação de direitos aumentaram porque a sociedade está cada vez mais consciente do papel que necessita desempenhar para proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, ela enfatiza que aumentou a confiança das pessoas na entidade.
“Como agimos com seriedade e agilidade em qualquer tipo de violação de direitos, as pessoas acreditam cada vez mais em nosso trabalho. Sem contar que nossas ações sempre procuram garantir a integridade da criança, sem expor o denunciante”, disse.
PEDOFILIA – Na opinião da presidente do Conselho, o que mais chama atenção é que a maioria das denúncias de abuso sexual acontece dentro das casas.
“Infelizmente é justamente onde a criança teria que estar protegida é que acabam sendo violentadas. Junto com o abuso sexual vêm agressão física, ameaças e pressão psicológica. Tudo isso provoca um distúrbio na vida das vítimas”, disse a conselheira.
A conselheira alerta para que os familiares e vizinhos fiquem atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Isso porque muitas vezes elas demonstram de alguma forma o sofrimento que estão passando. “Essa demonstração na maioria das vezes não é explícita, ela é externada com a mudança de comportamento”, alertou Cláudia.
CAMPANHA – No próximo dia 18 será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês serão desenvolvidos vários trabalhos de combate ao abuso e exploração sexual.
Haverá mobilização da Rede Socioassistencial para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Para isso serão desenvolvidos caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, panfletagem e campanhas nos jornais, rádios e televisões.