16 cidades participam do Dia do Desafio
Em toda a região a expectativa é mobilizar pelo menos 40 mil pessoas.
Em Paranavaí as confirmações também podem ser feitas pelos telefones – 3474-8500 (Sesc) ou 3902-1008 (Semel – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). O Dia do Desafio acontece de zero às 21 horas.
Será montada estrutura na Praça dos Pioneiros a partir das 6 horas. Já às 7 horas haverá atividade reunindo os integrantes do Tiro de Guerra, informa Fernando Leite dos Santos Oliveira, técnico de atividades do Sesc.
Estão previstos grupos durante todo o dia, que poderão participar de recreação com camas elásticas, voleibol, basquete, futebol, badminton, jogos de tabuleiros, xadrez gigante e tobogã inflável, além de atividades de ginásticas com as academias SESC Paranavaí, Body Fit Academia e Academia MG.
No Paraná serão 305 cidades envolvidas, número pouco superior ao ano de 2015, quando 299 municípios efetivamente participaram, totalizando mais de 3,5 milhões de pessoas se exercitando. A coordenação é do Sesc – Serviço Social do Comércio.
Como ocorre tradicionalmente, vale correr, nadar, pedalar, qualquer esporte e até varrer um ambiente ou outra atividade comunitária por apenas 15 minutos. Em anos anteriores, comunidades limparam praças e outros espaços públicos, um exercício duplamente útil, unindo saúde e interesse coletivo.
São parceiros do evento: RPC TV, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Educação, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Academia MG, Diário do Noroeste.
HISTÓRIA DO DIA DO DESAFIO
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.