16º Festival Monteiro Lobato mobilizou professores e alunos em prol da leitura

Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, os personagens do Reino das Águas Claras e de vários outros personagens subiram ao palco do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa para a apresentação do 16º Festival Monteiro Lobato.
Dedicado a incentivar o gosto e o prazer pela leitura por meio das obras do escritor infantil mais famoso do Brasil, o Festival Monteiro Lobato reuniu neste ano mais de 1.030 alunos dos 5º anos das 18 escolas municipais e 2 escolas particulares de Paranavaí.
Foram dois dias de festival com 22 apresentações entre esquetes teatrais, declamações e músicas. A abertura do Festival contou com a presença do prefeito Rogério Lorenzetti e da secretária de Educação, Aparecida Gonçalves.
Para a organizadora do evento e supervisora pedagógica de língua portuguesa e artes da Seduc, Rosemara Clariano Ferrari, a participação e o envolvimento de todas as escolas traz brilho e motivação para a continuidade do projeto. “Nós trabalhamos para os alunos e pelos alunos. Este projeto é bastante completo. O trabalho começa já no início do ano letivo e ver os alunos se desenvolvendo desta maneira, é um prazer para cada professor”, comentou.
O Projeto Monteiro Lobato é composto por quatro etapas. Na primeira, os alunos fazem a inscrição, a escolha e leitura de quatro obras do autor.
Depois, entra a parte artística, quando eles produzem cartazes, dobraduras e outras peças que fazem alusão aos personagens criados por Monteiro Lobato.
Na terceira etapa, os textos são produzidos, apresentados nas escolas e escolhidos para serem encenados no teatro. É nesta fase que as crianças de outras séries também são envolvidas nas atividades do projeto. Por fim, vem a quarta e última etapa que consiste na apresentação das esquetes escolhidas.