30º Maratona de Matemática avaliou o conhecimento de estudantes da rede municipal

Estimular a capacidade intelectual das crianças através do raciocínio lógico e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática. Esses são apenas alguns dos objetivos da Maratona de Matemática das escolas municipais, que já está na sua 30ª edição. Este ano, 48 alunos dos 5º anos de 16 escolas fizeram a prova, que foi realizada na Escola Municipal Santos Dumont.
A Maratona é uma realização do Departamento de Matemática e Ciências da Secretaria de Educação, que tem como responsável a supervisora Maria Nilzete Carvalho de Oliveira. 
Segundo ela, “a matemática é uma disciplina que as crianças gostam muito nas séries iniciais. Mas com o passar dos anos o conteúdo começa a ficar mais complicado e muitas crianças enfrentam dificuldades. Então a maratona tem esse objetivo de desmistificar a matemática e tirar essa cisma que os estudantes têm por essa disciplina que é tão importante no nosso dia a dia”.
A prova também serve para premiar os alunos que foram escolhidos para participar da maratona. Cada escola selecionou três alunos, que se prepararam intensamente durante todo o ano para o teste que marca a conclusão do ensino fundamental. 
“Os alunos se sentem valorizados, honrados por representaram sua escola. É muito importante este sentimento, pois fazem eles se esforçarem a cada dia para conseguir bons resultados”, comemora a supervisora.
O resultado da maratona será divulgado ainda em dezembro. Os cinco alunos que obtiverem maior pontuação na prova serão premiados pela Secretaria Municipal de Educação com uma bicicleta (1º lugar) e brindes diversos (2º ao 5º lugar), mas todos os alunos participantes da maratona já receberam, cada um, uma medalha de participação e um kit de material escolar.