46 caminhões de lixo e entulho são retirados de propriedade
Em dois dias de trabalho, a Prefeitura de Paranavaí retirou 46 caminhões cheios de lixo e entulho do imóvel de um acumulador, no Jardim Morumbi. A força tarefa contou com a participação das equipes das secretarias de Agricultura, Infraestrutura, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o material começou a ser retirado depois que o proprietário do imóvel foi notificado e multado durante a primeira “Ronda da Dengue”, organizada pela Prefeitura como medida emergencial para prevenir uma nova epidemia de dengue na cidade. Isto porque o resultado do último LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) foi de 4,7 (alto risco), o que revelou o ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.
E apesar do grande volume de material retirado do local no último sábado e na segunda-feira, o trabalho ainda deve levar pelo menos mais dois dias para ser concluído, informa a assessoria.
“Com base nos números do último LIRA, convocamos uma reunião com representantes das secretarias municipais, Polícia Militar, Guarda Municipal, etc, e determinei o início imediato da Ronda da Dengue na cidade. Desde o último dia 20 estamos realizando forças tarefa diariamente para verificar denúncias, fiscalizar pontos críticos, notificar e multar casos reincidentes graves”, afirmou o prefeito Carlos Henrique Rossatto Gomes (Caique)
Doze locais foram identificados como pontos de acúmulo de lixo e, consequentemente, criadouros de larvas do mosquito da dengue. “Algumas dessas pessoas até recebem acompanhamento psicológico por terem transtornos e serem acumuladores compulsivos de lixo. Na maioria destes locais já foram feitas várias notificações anteriormente, fiscalizações, pedidos para limpar, mas nenhuma providência foi tomada pelos proprietários”, disse o prefeito.
O proprietário do imóvel chegou a ser encaminhado para a Delegacia na quarta-feira, dia 20, por já ter sido notificado anteriormente com relação ao acúmulo de lixo e focos de larvas da dengue várias vezes. Na primeira visita foram encontrados mais de 20 focos de larvas, e em nova fiscalização, no sábado, mais 30 focos de larvas do mosquito da dengue foram localizados. “No quintal deste cidadão tinha larvas suficientes suficiente para infestar o bairro inteiro”, explicaram os agentes de endemias da Prefeitura de Paranavaí.
“A situação no local é muito grave”, afirmou frisou a secretária de Saúde, Andréia Vilar. “Quando as máquinas começaram a empurrar o lixo para fazer o recolhimento para os caminhões, dezenas de ratos, baratas, escorpiões e até pequenas cobras começaram a sair do meio do lixo”, acrescentou.
“As pessoas precisam entender que acumular lixo é uma questão muito ampla de risco à saúde pública. Neste lixo se acumula água, se formam criadouros de larvas da dengue, mas não é só isso: tem a questão dos animais peçonhentos, o mau cheiro, animais que são vetores de outras doenças. Quando a pessoa acumula lixo, ela dá a chance do mosquito Aedes se proliferar e transmitir dengue para sua família e para seus vizinhos. Coloca todo mundo em risco”, frisou a secretária.
NOVA EPIDEMIA – A secretária Andréia Vilar lembra ainda que, se o município passar por uma nova epidemia, o risco para as pessoas que já contraíram a doença em 2012/2013 (quando houve o último surto em Paranavaí) corre um risco ainda maior de pegar dengue em um estágio hemorrágico.
“Nós vamos continuar com este trabalho de Rondas e, quando necessário, a limpeza total dos locais em situação de maior risco. Muita gente ainda não entendeu que estamos em estado de alerta. Todo mundo precisa colaborar, limpar seus quintais, e até mesmo denunciar os locais com presença de larvas que podem ser pontos de risco para os vizinhos”,enfatizou.
Nos casos em que o município precisar fazer a limpeza dos locais, os custos de horas máquina e viagens de transporte do lixo com os caminhões serão lançados no IPTU do proprietário do imóvel. Para fazer denúncias, basta ligar nos números da Ouvidoria Municipal – 156 ou 99114-1389 (whatsapp).