50 serviços gratuitos à população no Mutirão da Cidadania em Paranavaí

Paranavaí recebe a partir da próxima sexta-feira, 22, mais uma edição do Paraná em Ação – Mutirão da Cidadania. Ao todo, serão disponibilizados gratuitamente quase 50 serviços essenciais nas áreas da saúde, justiça, cultura e lazer, além da emissão de documentos e inscrição em programas sociais.
Para fazer uso desses serviços, os interessados devem realizar a inscrição em uma das unidades dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) – localizados nos Jardins São Jorge, Simone, Maringá, Zona Leste e Vila Operária até o dia 21, ou durante o evento na Praça dos Pioneiros.
A inscrição antecipada tem por objetivo agilizar os atendimentos nos três dias do evento.
Os interessados deverão preencher uma declaração de gratuidade dos serviços e receberão as orientações necessárias para cada um dos serviços ofertados.
Com exceção das orientações e serviços na área da saúde, esporte, cultura e recreação, todos os demais serviços necessitarão da inscrição prévia, que se resume ao preenchimento de uma declaração de gratuidade na unidade mais próximo do Cras.
O EVENTO – O Paraná em Ação será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na Praça dos Pioneiros. O evento tem como objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam a cidadania e a inclusão social.

Confira alguns dos serviços
*Emissão de CPF (somente 1ª via)
* RG (a partir dos 7 anos) e carteira de trabalho;
*Certidão de casamento e nascimento;
*Orientação jurídica em todas as áreas;
*Confecção inicial das ações de divórcio consensual (com a presença do casal), retificação de registro civil, dissolução e reconhecimento de união estável, regulamentação de visitas, restabelecimento da sociedade conjugal, guarda e responsabilidade, alimentos, alimentos gravídicos, registro tardio;
*Reconhecimento de maternidade e atendimento aos indígenas;
*Avaliação física e orientação nutricional;
*Verificação da pressão arterial;
*Testes de glicemia e urina;
*Orientações sobre saúde bucal;
*Prevenção contra a dengue;
*Orientações clínicas diversas;
*Orientação e cadastro para doação de órgãos;
*Doação de sangue;
*Apresentações teatrais; oficinas culturais, recreativas e de geração de renda; recreação infantil;
*Atendimento ao cidadão nas áreas de agricultura, trânsito, previdência e aposentadoria, educação, emprego, empresas, energia elétrica, habitação, meio ambiente, saneamento, entre outros.