600 jovens participaram da cerimônia de dispensa de incorporação do serviço militar

Cerca de 600 jovens foram dispensados da prestação de serviço militar inicial, 300 de Paranavaí e outros 300 dos municípios de São João do Caiuá, Santo Antônio do Caiuá, Nova Aliança do Ivaí, Alto Paraná e Amaporã.
Foi ontem durante solenidade realizada no Ginásio de Esportes Valdívio Alves de Oliveira Coutinho (Vila Operária), com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra de Paranavaí. A solenidade foi conduzida pelo tenente Airton de Melo Gonçalves, responsável pela 30ª Delegacia e que coordena 24 Juntas de Serviço Militar nas cidades da região, e teve a presença do prefeito Rogério Lorenzetti.
“Vocês estão sendo dispensados do Serviço Militar, mas não estão dispensados de serem bons cidadãos. Este ato é um marco na vida de cada um de vocês. Busquem ter uma participação efetiva na sociedade e serem pessoas boas, que respeitam sua família e sua comunidade”, disse o prefeito aos jovens.
“Vivemos um tempo em que a violência, as drogas e a corrupção são grandes problemas para nossa sociedade. Mas acreditamos que vocês podem fazer a diferença. A pátria acredita em vocês como construtores de cidadania. Vocês estão sendo dispensados, mas ficarão em disponibilidade para com o Exército até os 45 anos de idade. Portanto mantenham seus endereços sempre atualizados, onde quer que estejam morando”, frisou o tenente Melo.
O deputado estadual Teruo Kato também destacou que, “apesar de dispensados, cada um de vocês está assumindo hoje um compromisso com o país. Assumam também um compromisso com vocês mesmo, de aproveitar sua juventude para estudar e se qualificar para poder contribuir com o desenvolvimento do país e da nossa região”.
Durante a formatura, também foram entregues diplomas de Honra ao Mérito aos secretários das Juntas Militares de Paranavaí e de Alto Paraná, em reconhecimento aos serviços prestados.
Além dos familiares dos jovens dispensados, participaram da solenidade os secretários municipais Nivaldo Mazzin (Governo) e José Corrêa Farias Filho (Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito); João Júnior, representando a Secretaria de Educação; o tenente Airton Araújo, instrutor do Tiro de Guerra; o 2º tenente Buzignani, representando o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar; o prefeito de Santo Antônio do Caiuá, José Alves de Almeida; e secretários municipais de São João do Caiuá, Nova Aliança do Ivaí, Alto Paraná e Amaporã.

Despedida
“Este é um momento especial para mim, pois é minha última solenidade nesta Delegacia de Serviço Militar. No final do ano vou para a Paraíba, através de transferência, e em 2015 já estarei na reserva do Exército depois de 34 anos de serviços militares prestados. Servi a pátria e incentivo a todos a servir com o mesmo zelo”, destacou o tenente Melo.
A dedicação ao serviço militar foi destacada também pelo deputado estadual Antônio Teruo Kato. “O tenente Melo conquistou Paranavaí com humildade e muita dedicação. Desejamos que ele tenha sucesso neste novo desafio”.