60 karatecas de Tamboara foram submetidos a exame de faixa

A Prefeitura de Tamboara viabilizou no dia 5 de dezembro a participação de 60 alunos do Projeto Piá no Karatê de Tamboara à avaliação para o exame de troca de faixas.
A supervisão foi do representante da Federação Karatê-Do Tradicional do Paraná sensei Guilherme Carollo (5º Dan, vice-presidente da Federação Karatê – Do Tradicional do Paraná “FKTPr”  e diretor do Projeto Pedagógico da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional “CBKT”), e contou com a presença na banca examinadora do sensei Nelson Vagner Santi (4° Dan, diretor técnico da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional “CBKT”). A avaliação foi conduzida pelo sensei Cléber dos Santos de Oliveira que faz parte do quadro de professores filiado à Federação.
Segundo o sensei Guilherme Carollo “essa forma de avaliação e a maneira legal diante dos ensinamentos de karatê para que se possa acompanhar a evolução gradativa de seus praticantes tanto no que se refere à parte técnica e principalmente a conduta disciplinar. Os karatecas de Tamboara estão de parabéns pela qualidade apresentada, seguindo os padrões exigidos pela Federação.
Segundo o sensei Cléber, o resultado foi satisfatório em todos os parâmetros avaliados e isso nos mostra que juntos em prol dessas crianças e jovem estamos conseguindo implantar a verdadeira filosofia do karatê-tradicional que se resume em evoluir e enaltecer o karatê humano, aprimorando e resgatando valores para o benefício próprio para o convívio em sociedade.
O aluno Devid Felipe de 13 anos, um dos alunos que foram destaque no exame de faixa, treina desde sete anos, falou “o karatê além de trabalhar o corpo ensinando autodefesa, trabalha a mente de seus praticantes, é uma ciência completa que não incita a violência, pelo contrário, é uma arte para a educação e aperfeiçoamento da personalidade do praticante”.
O exame contou também com a presença dos pais, mostrando que o projeto tem dado resultado na vida das crianças e jovem.
Apoio: Prefeitura de Tamboara, Secretaria Municipal de Assistência Social e Dojô Kan Sports.