6º Festival de Dança vai levar 41 coreografias ao Teatro Altino Costa
Quinta
Na quinta, às 20h30, o Ballezinho de Londrina abre o festival com o espetáculo “Déjà Vu”, de Wagner Rosa, que reúne fragmentos das peças “FlashBack”, “Móbile – Work in Progress” e “Déjà Vu”, lançadas entre 2010 e 2014. Com uma trajetória de 17 anos, o grupo liderado por Rosa se apresentou em Paranavaí pela primeira vez em 2011. O elenco do espetáculo é formado por Ana Paula, Aninha de Oliveira, Bia Aldigueri, Bianca Castro, Camila Lima, Gabriela, Gaby Abreu, Geovanna Tomassetti, Ione Queiróz, Laís Xavier, Lohaine Moreira, Lygia Santos, Maria Gabriela e Duda Lima.
Sexta
Na sexta, às 20h30, vai ser apresentada a coreografia de dança de salão “Dança Comigo”, do Grupo de Dança do IFPR, de Paranavaí, seguida pelo jazz “Girl”, do Grupo Municipal de Dança de Paranavaí. Na sequência, “Soberanos”, uma dança urbana do Grupo de Danças BodyFit, de Paranavaí; “Pássaro Azul”, um solo de ballet clássico de repertório de Giovana Matos Maia, de Londrina. Na sequência, “Flor de Jasmin”, um ballet clássico livre do Corpo de Ballet Tayna Mateus, de Paranavaí; “Meio Viva”, um duo de jazz do Grupo Dançart, de Paranavaí; “Brincando de Dançar”, um ballet clássico livre do Grupo Cristiane Ferreira, de Paranavaí; “Sonhos”, um jazz do Grupo de Dança do Centro da Juventude, de Paranavaí; o solo “La Bayadère”, de ballet clássico de repertório, de Isadora Arantes de Melo, de Londrina; o duo de dança de salão “Um Passo Mais Perto”, do Grupo Dançart, de Paranavaí; a dança contemporânea “Cisão”, da Cia. de Dança Junior Paiva, de Maringá; o solo de ballet clássico de repertório “Variação Feminina de Cupido”, de Giovanna Fleuringer Silva, de Londrina; o jazz “Pompeii”, da Cia. de Dança Revan, de Paranavaí; a dança urbana “Atitude”, do Grupo de Dança Natália Amaral; o solo de ballet clássico de repertório “Variação Feminina de Paquita”, do Grupo Cristiane Ferreira, de Paranavaí; o jazz “Como Tudo se Tornou Mentira?”, do Grupo Dançart, de Paranavaí; a dança urbana “Transições”, do Grupo de Dança do Centro da Juventude, de Paranavaí; o jazz “Burlesque”, do Corpo de Ballet Tayna Mateus, de Paranavaí; e a dança popular “Loucura de D. José”, do grupo Arte Flamenca, de Umuarama.
Sábado
A segunda noite do festival prossegue às 20h30 com a coreografia de jazz contemporâneo “Uptown Funk”, da Varanda Cia. de Dança, de Paranavaí. Na sequência, a dança urbana “Conection”, do Studio de Dança Urban Style, de Sarandi; o jazz “Amor”, do Grupo de Dança Maria Teresa Fávero, de Paranavaí; a dança contemporânea “Não Me Deixe Só”, do Grupo de Dança de Santa Terezinha de Itaipu; o ballet clássico livre “Sur Le Fil”, da Academia AABB, de Paranavaí; o jazz “Foi Por Amor”, do Ministério de Dança Emanuel, de Paranavaí; o ballet clássico livre “Anunciadoras”, da Escola de Danças Ballet Devant, de Paranavaí; a dança urbana “Four Minutes”, do Contemp Eleven, de Moreira Sales; o solo de ballet clássico de repertório “A Filha do Faraó”, de Camila Amadeu Takayama; de Paranavaí; o duo de ballet clássico livre “Fluência”, do Ballet Sarah Coelho, de Cianorte; o jazz “Loucura”, do Grupo de Dança Maria Teresa Fávero e Academia BodyFit, de Paranavaí; a dança urbana “Hip Hop Move”, do Way Dance, de Paranavaí; a dança popular “Um Cangaço Diferente”, do Grupo de Danças Cecap, de Paranavaí; o ballet clássico livre “Princesas”, da Escola de Danças Ballet Devant, de Paranavaí; o jazz “Monocromático”, da Cia. Rebeca Caroline, de Guairaçá; o duo de hip hop lírico “Rather Be”, de Jéssica e Milton, de Paranavaí; o ballet clássico livre “Frozen”, da Academia AABB, de Paranavaí; o jazz “Colheita”, do Ministério de Dança Emanuel; de Paranavaí; a dança livre “Meu Coração Não é Mais Meu”, do Grupo de Dança de Santa Terezinha de Itaipu; o jazz “Dados Mágicos”, do Grupo de Danças do Cecap, de Paranavaí; o jazz “Aquarela”, da Academia AABB, de Paranavaí; e também o jazz “Momentos”, do Grupo de Dança Maria Teresa Fávero e Academia BodyFit, de Paranavaí.
Workshops
Meire Lóde
Na sexta, às 14h, a professora e bailarina Meire Lóde, de Maringá, vai ministrar o workshop “Jazz” no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Voltada para estudantes, professores e coreógrafos, a atividade exige apenas noção básica de dança. “É uma oficina que discute poéticas contemporâneas em jazz. Disponibilizamos 25 vagas. Para participar, basta se inscrever aqui na Fundação Cultural e pagar uma taxa de R$ 15”, explica a coordenadora do 6º Festival de Dança de Paranavaí, Talise Schneider. Profissional com DRT pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated-PR), Meire é graduada em educação física pela UEM e tem pós-graduação em educação física infantil pela mesma instituição e em aperfeiçoamento técnico em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Também possui mestrado e doutorado em fundamentos da educação pela UEM.
Aline Natália
No sábado, das 8h às 10h, a professora, coreógrafa e dançarina Aline Natália ministra o workshop “House Dance” no Teatro Altino Costa. Voltada para o mesmo público alvo da oficina de sexta, o workshop aborda a influência da house dance dentro das danças urbanas. Aline trabalha com dança desde 2002 e integrou alguns dos grupos mais importantes do gênero em São Paulo e Santa Catarina. Atualmente tem se destacado por todo o país com a Cia. Urban Style. Além disso, já trabalhou com pesquisadores renomados como o francês Ejoe Wilson, o estadunidense Conrad Rochester e os brasileiros Frank Ejara e Edson Guiu. Em 2012, obteve a maior nota do Festival Meeting Hip Hop School, de Indaiatuba, São Paulo.
Vinícius Ruziquim
No sábado, das 10h30 às 12h30, o professor, coreógrafo e dançarino Vinícius Ruziquim, do grupo Urban Style, de Sarandi, e The Art of Dance, de Cascavel, ministra o workshop “Hip Hop Dance” no Teatro Municipal. “Ele vai trabalhar técnicas e variações através de exercícios que envolvem fluência e movimento em diferentes planos”, explica a coordenadora do festival, Talise Schneider, acrescentando que cada uma das oficinas tem um custo de R$ 15 para os inscritos. Ruziquim, já venceu o Festival de Dança de Sarandi e Festival CDR-W, de Maringá, além do Festival Litoral Hip Hop Fest, de Paranaguá, Festival de Dança de Cascavel e Festival de Dança de Cianorte. Entre 2010 e 2014, coreografou os espetáculos “De Repente, Mude”, de Silvia Mariah, e “Fundo do Mar”, de Daisa Poltronieri, além de peças do grupo Urban Style.
Boombox na Rua
No sábado, às 16h, o Boombox na Rua vai apresentar na Praça Rodrigo Ayres de Oliveira, em frente ao Teatro Altino Costa, uma série de batalhas de breaking com os grupos Alma de Rua e Studio de Dança Urban Style, de Sarandi; Arte Break, de Maringá; Dance Mais, de Cianorte; e Watts Crew, de Paranavaí. “É basicamente um encontro de bboys, bgirls e dançarinos urbanos que revivem a história do hip hop usando apenas uma caixa de som e uma pista de dança”, explica a coordenadora do 6º Festival de Dança de Paranavaí, Talise Schneider, acrescentando que o objetivo é fortalecer a cultura hip hop no Paraná. O Boombox na Rua já foi apresentado em Maringá, Marialva, Sarandi, Apucarana e Cascavel.