82% das crianças foram vacinadas na região

A região de Paranavaí atingiu ontem 82,24% de cobertura das vacinas contra a pólio e de 82,03% para o sarampo. Restando uma semana para o fim do prazo (31 de agosto), não deve haver dificuldade para chegar aos 95% do total de 13.837 crianças apontado pelas projeções do Ministério da Saúde, levando em conta os 28 municípios da 14ª Regional de Saúde. A idade é de zero a menos de cinco anos.
Apesar do bom índice geral, há situações de alcances muito baixos em algumas cidades. Nova Londrina, por exemplo, atingiu 60,7%. Abaixo de 70% estão também Diamante do Norte (68,95) e Jardim Olinda (66,67%).
Paranavaí, a maior cidade, tem no mais recente levantamento um total de 74,64% de crianças vacinadas contra a pólio, ou seja, 3.255 doses. São 4.361 crianças a serem imunizadas até o fim da campanha.
Chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da Regional, Samira Silva lembra que o Ministério estabeleceu uma meta semanal de 16% do público-alvo e também 16% no chamado Dia D, sábado passado.
O município que não atingiu essa média nas semanas iniciais terá que traçar estratégias nesta reta final para alcançar as crianças. Ele antecipa que debate passa pelas particularidades de cada cidade.
Nacionalmente o Ministério também tem dificuldade para alcançar as crianças. Levantamento fechado na quinta-feira apontava média global de 55%.
As vacinas são altamente eficazes e de extrema segurança, reforça Samira Silva. Mas, é determinante alcançar uma boa cobertura vacinal. Desta forma, mesmo que haja circulação do vírus, as doenças não se manifestarão.
Os pais, mães ou responsáveis legais têm obrigação de levar as crianças aos postos de saúde para serem vacinadas. Quem descumpre a lei pode sofrer punições.
A orientação é que os agentes comunitários de saúde informem ao Conselho Tutelar sempre que uma família se negar a apresentar crianças para serem imunizadas.
Se a negativa persistir, o Ministério Público é acionado para tomar as providências cabíveis. Em síntese: a vacina é um direito da criança e uma responsabilidade dos adultos.