8º BPM implantará sistema eletrônico para registro de acidente sem vítima
Será lançado amanhã, às 9h30, na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) de Paranavaí, o novo sistema de “Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado” (BATEU). Ele proporcionará comodidade ao cidadão, que poderá através da internet fazer o registro de acidente de trânsito quando houver apenas danos materiais, sem pessoas feridas.
De acordo com o comandante do 8º BPM, tenente coronel Antônio Olímpio Ramires Lima, o novo sistema proporcionará conforto para os usuários. Lima explicou que o BATEU foi construído para ser usado como uma ferramenta oficial e confiável do serviço público.
“O novo sistema servirá para acionar seguradoras e até mesmo ser utilizado em ações judiciais. O BATEU integrará forças como a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Detran e Celepar”, disse o comandante.
TREINAMENTO – Cerca de 70 homens do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) começaram ontem a receber treinamento sobre o BATEU. Durante quatro dias eles serão orientados de como funcionará o programa que está sendo implantado em todo o estado.
Os policiais estão sendo informados que qualquer pessoa poderá fazer o registro do acidente no prazo de 180 dias decorridos da data do fato. Serão necessários os dados pessoais, endereço, telefone, e-mail, além de dados do veículo (Placa e Renavam) e o máximo de informações dos demais envolvidos no acidente.
Toda a comunicação ocorrerá através do e-mail informado ao sistema, facilitando o acompanhamento das etapas do processo (cadastro, emissão de GRD, pagamento e impressão do boletim).