Loanda baixa índice de gastos com pessoal e já pode pleitear linha de crédito junto ao Governo do Estado
Recentemente o prefeito de Loanda, João Nicolau dos Santos (Sargento Santos) foi questionado a respeito da lista dos municípios que podem contrair financiamento através da SEDU (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano), liberada no mês de abril de 2017 para os municípios do Extremo-Noroeste do Paraná, na qual o município de Loanda não fazia parte.
O motivo para a cidade não constar nesta lista, era o alto índice de gastos com pessoal, fato que impedia o município de realizar esse tipo de operação de crédito, que estava acima dos 54,00%, teto máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em junho de 2016 o índice estava em 54,95% chegando a 55,87% em dezembro de 2016, mesmo com todas as economias geradas pela atual gestão, e trabalhando com uma equipe reduzida, só se conseguiu ficar abaixo dos 54,00% em junho de 2017, atingindo o índice de 53,45%.
Segundo o prefeito, os reflexos dos esforços para restabelecer o índice, só terão efeito de fato, no final do mês de agosto de 2017, quando o município já poderá pleitear essa linha de crédito.