Bancários aprovam paralisação no dia 30

Os bancários de Paranavaí vão participar efetivamente da greve geral convocada nacionalmente para o próximo dia 30. Foi o que decidiu a assembleia da categoria, anteontem à noite na sede do Sindicato, confirmando a tendência antecipada pelo Diário do Noroeste, edição da última quarta-feira.  
O diretor jurídico do Sindicato dos Bancários, Evandro Calvo, confirma que o objetivo inicial é paralisar as agências de Paranavaí. Porém, não está descartado fechamento também em outras cidades da base de atuação sindical. Vai depender da mobilização e da adesão da categoria.
Outras categorias profissionais ainda debatem quais ações serão feitas para marcar a data de protesto. Evandro Calvo informa que haverá reunião na próxima segunda-feira, às 18 horas, na sede da APP-Sindicato dos Professores.
O encontro vai reunir várias lideranças para tomada de decisão sobre as atividades. Na greve de 28 de abril deste ano foram feitas passeata e concentração no centro de Paranavaí.
A greve do próximo dia 30 é contra as reformas trabalhista e previdenciária. O movimento avalia que a mudança na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – vai penalizar todas as categorias, especialmente as pessoas mais pobres. Mesmo efeito será causado pela reforma da Previdência Social, reclama.