Prefeitos são chamados a participar de reunião sobre a duplicação da BR
Instituições públicas e privadas estão se mobilizando pela duplicação da BR-376 de Paranavaí (PR) até Dourados (MS). O objetivo é que várias lideranças participem da reunião no começo do próximo mês em Campo Grande com o Governo do Estado vizinho.
O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense, Fran Boni, lembra que está participando de todo o debate, no entanto, reitera a sua posição de convidar a todos os prefeitos da região. Será feito tão logo seja confirmada a agenda do governador do Mato Grosso do Sul para o encontro.
Pelo Paraná deverão participar dois secretários de Estado, dentre eles, o de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, como antecipou no final de semana ao DN o líder ruralista Demerval Silvestre. Também o diretor do DER, engenheiro Nelson Leal Júnior deverá estar presente na reunião.
Fran Boni avalia os recentes debates sobre a duplicação. Concorda que há resistência por parte de alguns municípios e, por isso, é importante manter o debate. Avalia que a duplicação será benéfica como opção de logística para os dois estados.
A proposta de duplicação vai exigir união de todas as lideranças e autoridades dos dois estados. A obra está avaliada em cerca de R$ 850 milhões.
Também é uma corrida contra o tempo, já que os projetos deverão estar concluídos até 2019 para que possam ser apresentados ao Ministério dos Transportes.
Silvestre complementa que em 2021 vence a maioria das concessões de rodovias brasileiras. Com isso, o projeto passaria a integrar um dos lotes da futura concessão. A construção será no modelo de parceria público-privada – PPP.