Advogados de clubes saem em defesa do Inter: “Crueldade”
Em uma carta aberta dirigida ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), advogados de alguns clubes do futebol brasileiro saíram em defesa ao Internacional, criticando a forma como o tribunal tem conduzido o inquérito que apurava as suspeitas de falsificação de documentos por parte do Internacional, no caso Victor Ramos.
“Não é correto que esse Tribunal exponha na imprensa, com contornos cruéis, um clube de história e grandeza inestimáveis, assim como seus profissionais, com sólidas e ricas carreiras, além de todos os demais profissionais envolvidos no caso”, escreve os advogados.
“Mais do que isso, é inaceitável que se viole as prerrogativas dos advogados atuantes do caso, na tentativa de compeli-los a prestar testemunho contra seus clientes, denunciando-os inoportunamente por não o fazer”, completa a nota.
Assinam a carta aberta 30 profissionais de 14 clubes: Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Fluminense, Santos, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Avaí, Atlético Paranaense, Figueirense, Sport, Ponte Preta e Bahia, além da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), assinaram o comunicado.
Dentre outros grandes clubes do futebol brasileiro, não constam assinaturas de advogados do rival Grêmio, Corinthians, que se envolveu em diversas discussões com o Inter nos últimos anos, Flamengo e Atlético-MG.
Procurado pela reportagem do ESPN, o vice jurídico gremista Nestor Hein alegou que não foram consultados a respeito e que, se fossem, encaminharia para decisão do presidente Romildo Bolzan e não teria problema algum em assinar. “Nós temos uma relação muito sólida com o Gustavo Juchem (do Inter), amigo, pessoa séria, mas ninguém nos procurou”, explicou.
O Corinthians também se pronunciou sobre o tema após contato da reportagem.
“Tomamos conhecimento disso, mas tendo em vista que durante o dia estávamos aqui com outras atividades, quando soubemos isso já tinha resolvido, aí não teve como poder participar”, disse o advogado do Corinthians, Diógenes Mello.
“A gente entende que isso é um assunto que requer uma providência, para evitar tudo isso que temos acompanhado, inclusive com vocês da imprensa, com divulgações de fontes”, continuou, dando a entender que o clube apoia o manifesto.
Relatório do STJD pede a punição do Internacional, que pode até ser excluído do Campeonato Brasileiro.
A Comissão que investigou o clube entendeu que dirigentes e advogados usaram e-mails adulterados para tentar provar sua tese. Uma das punições sugeridas pela investigação é a expulsão do clube do Campeonato Brasileiro.