Prisões são frutos do trabalho das equipes, diz comandante
Um trabalho intenso das equipes nas ruas, cruzando informações e reforçando a ação em pontos de maior incidência. Assim o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Ademar Carlos Paschoal, explica os bons resultados obtidos nesta semana, diante da onda de furtos e roubos em Paranavaí.
Neste período foram detidos suspeitos de roubos e furtos, além de pessoas flagradas por tráfico de drogas. De acordo com o oficial, a estratégia será mantida nas próximas semanas, visando novos resultados.
O comandante detalha que o trabalho é feito pelas mesmas equipes, já que a média no número de policiais tem se mantido na unidade nos últimos anos.
O que ocorre é que os policiais cruzam informações e reforçam patrulhamentos nos locais de mais incidência de crimes. Sem contar que o BPM vem adotando o sistema de escalas extras, resultando em mais presença nas ruas.
Foi cruzando informações que nesta semana acabaram identificados e presos suspeitos de envolvimento em roubos e tentativas de roubos na cidade. Outra estratégia é aumentar o número de abordagens a pessoas, especialmente em determinados horários, cujas estatísticas revelam maior incidência.
Mas, o comandante adverte que é um trabalho constante e que exige dedicação diária para interpretar o que acontece nas ruas. Ele espera, por exemplo, que o número de assaltos caia nos próximos dias por conta das prisões. Adverte que não é uma garantia.
No outro extremo dessa lógica, também cresce o volume de ocorrências quando alguns criminosos são soltos. Tanto que parte dos detidos em operações usa tornozeleiras eletrônicas, isto é, saíram da cadeia por progressão de regime.
Por conta da reincidência, é comum a Polícia checar os arquivos sempre que acontece um crime, ou seja, saber quem está solto ou preso.
Ainda preocupa na cidade o número de roubos de telefones celulares e de assaltos a estabelecimentos comerciais. Outro dado preocupante é o número de ladrões com arma de fogo, conforme relatos das vítimas na maioria dos assaltos em Paranavaí.