Comprar celular roubado pode dar cadeia

Comprar telefone celular produto de roubo ou de furto pode dar cadeia. O alerta é importante diante da série desses crimes na cidade de Paranavaí. Aliás, a destinação dos aparelhos é uma das questões investigadas pela Polícia, diante da quantidade de crimes em tal modalidade.
A delegada Fernanda Bertoco Mello explicou ao Diário do Noroeste que a aquisição ou posse desses telefones pode se caracterizar receptação. Para evitar problemas, as pessoas devem ficar atentas.
O primeiro passo é, ao comprar um telefone usado, exigir a nota fiscal. Outro detalhe importante é certificar-se de que o preço esteja razoavelmente dentro dos valores de mercado.
A pessoa flagrada com um produto de furto ou roubo pode responder por receptação culposa ou dolosa. A pena pode ser de um a quatro anos de prisão.
Conforme esclarece a delegada, parte dos aparelhos roubados é usada pelos próprios criminosos para as suas atividades. Outra parte acaba vendida, muitas vezes até em sites de anúncios livres.
Há no mercado atualmente uma grande variedade de telefones com uso desbloqueado, bastando inserir um chip. Os preços variam muito, podendo chegar a mais de R$ 7 mil.
Por isso, a Polícia tem alertado as pessoas que ao portar um telefone celular adotem alguns cuidados. Não deixar o aparelho de forma visível é uma das recomendações.