Curso de Segurança do Sistema Elétrico

O Senai de Paranavaí está com inscrições abertas para o curso complementar de “Segurança no Sistema Elétrico de Potência (Norma Regulamentadora – NR-10)”.
O curso tem por objetivo se desenvolver competências profissionais para reconhecer, avaliar, prevenir e controlar riscos profissionais decorrentes do trabalho com eletricidade, além de desenvolver condições de trabalho características de cada ramo, padrão de operação, de nível de tensão e de outras características específicas.
Para participar é necessário que o aluno tenha 18 anos completos, ter cursado a 6ª série do ensino fundamental, estar vinculado a uma empresa (pessoa jurídica) e ter concluído o “Curso Básico -Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10)”. Os dias e horários das aulas serão definidos posteriormente.
O investimento é de R$ 250,00. Os interessados em participar do curso devem procurar o Senai de Paranavaí – Rua José Virgílio Fernandes, s/nº, Parque Morumbi (antigo Laticínio Iva) ou através do telefone (44) 3424-5950. Informações prestadas através do setor administrativo do Senai em Paranavaí.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1) Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP.
2) Organização do trabalho: a) programação e planejamento dos serviços; b) trabalho em equipe; c) prontuário e cadastro das instalações; d) métodos de trabalho; e) comunicação.
3. Aspectos comportamentais.
4. Condições impeditivas para serviços. 5. Riscos típicos no SEP e sua prevenção: a) proximidade e contatos com partes energizadas; b) indução; c) descargas atmosféricas; d) estática; e) campos elétricos e magnéticos; f) comunicação e identificação; g) trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais.
6) Técnicas de análise de Risco no SEP.
7) Procedimentos de trabalho – análise e discussão.
8) Técnicas de trabalho sob tensão: a) em linha viva; b) ao potencial; c) em áreas internas; d) trabalho a distância; e) trabalhos noturnos; e f) ambientes subterrâneos.
9) Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios).
10) Sistemas de proteção coletiva.
11) Equipamentos de proteção individual.
12) Posturas e vestuários de trabalho.
13) Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos.
14) Sinalização e isolamento de áreas de trabalho.
15) Liberação de instalação para serviço e para operação e uso.
16) Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados.
17) Acidentes típicos – Análise, discussão, medidas de proteção.
18) Responsabilidades.