EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS
Começo citando um pensamento que diz: “Há muito mais arte no gastar do que no ganhar”. Pra ganhar basta estar empregado, cumprir sua função e no dia certo cai teu pagamento. Agora vem o principal desafio! Como gastar? Onde gastar? Economizar? Para que?
Boa parte dos nossos jovens, quando recebem o seu primeiro salário, ainda estão na fase da vida onde acontecem as transformações do corpo e da cabeça. Fase em que precisa definir-se para qual faculdade ou emprego. Começam os namoros. Além disso, aprender a lidar com o dinheiro, nada fácil diante de um mundo consumista, onde o que vale é o TER e não o SER. Parece-nos muita coisa para esse jovem aprendiz.
Mas, apesar disso, é possível se dar bem em todas as áreas. Aqui vão algumas dicas para o uso do dinheiro. Uma relação saudável com o dinheiro faz de você uma pessoa de sucesso. O dinheiro é sempre um bem, porém ele não aceita ser mal administrado. Com o dinheiro não se brinca, mas se respeita e se valoriza na sua medida. Ele não é a solução para todos os nossos problemas, muito menos a fonte principal da nossa felicidade. Ele apenas contribui muito para uma vida mais feliz, mais harmoniosa, mais realizada.
Um primeiro passo é aprender a ter o controle dos seus gastos. Para isso utilize uma planilha, onde você anota todos os seus gastos, até os centavos. Depois de um mês você pode avaliar-se e perceber três coisas: onde houve desperdício; onde gastou com supérfluos e onde gastou com o necessário. Se você deseja guardar dinheiro aprenda a cortar o desperdício e avaliar melhor os gastos nos supérfluos. Nos gastos com o que é necessário, aprenda a pesquisar, comprar à vista, em vez de prestações.
Um segundo passo, fundamental, é estabelecer os sonhos, as metas ou os objetivos. Sonhos de um ano, sonhos de um a dez anos e sonhos de dez anos acima. Lembre-se que um sonho de longo prazo é sua previdência privada. Não dá para se confiar nessa aposentadoria do INSS, que sua sigla já é um alerta para todos: Isto Nunca Será Suficiente.
Depois vem a importância de se fazer um bom orçamento. Distribuir todo seu dinheiro naquilo que vai gastar. Tanto para isto, para aquilo… Nosso dinheiro não pode estar solto, precisa ter direção. Dinheiro solto acaba sendo gasto com o que dá vontade, com os desejos, os prazeres apenas. O que nos torna pessoas com grande capacidade de sucesso é sempre a realização dos sonhos, dos objetivos.
Por fim o poupar. Aprenda a lição dos antigos: Nunca gastar mais do que se ganha. Pelo contrário… No mínimo guardar 10% do seu salário. Aqui vem um sério alerta para o uso do cartão de crédito. Eu mesmo não uso cartão de crédito, somente de débito. Assim eu gasto apenas se tenho dinheiro. Nada contra o seu uso, mas é preciso muita maturidade para estabelecer limites no seu gasto, talvez pensando em acumular pontos para alguma viagem. Caso contrário, aprenda a ter seu dinheiro para gastar. Crédito é dinheiro da financeira e se eu não pagar certinho me cobram um juro absurdo, o mais caro do mundo.
Meu caro jovem… Aí estão algumas dicas preciosas para que o dinheiro seja seu bom companheiro e nunca seu dono, seu senhor, mas seu servo.
Colaboração de Josué Ghizoni