Comprovação de vacina contra aftosa ainda é pequena
Ainda é baixo o número de comprovações de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa na região de Paranavaí. Porém, não chega a preocupar já que o prazo, iniciado em 1º de maio, se encerra no próximo dia 31. Também conta o fato de que a venda de vacina nas lojas está em ritmo acelerado.
Para comprovar, o pecuarista deve vacinar o rebanho e apresentar a nota com a descrição do rebanho e as unidades veterinárias dos municípios. Nesta campanha devem ser imunizados os animais com até dois anos.
Na região do Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura de Paranavaí são 470 mil cabeças, informa o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, Carlos Costa Júnior. Ele reitera que por enquanto não há preocupações com o volume de comprovações. Como adverte, todo rebanho com idade até 24 meses deve ser imunizado.
MERCADO – Costa Júnior informa que o preço da arroba do boi continua em baixa na região. Atualmente é de R$ 140,00 a arroba do boi gordo. Preço já chegou a R$ 158,00.
Tendência de queda se acentuou a partir da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, em março, que apontou irregularidades em alguns frigoríficos.
A tendência é de que não haverá altas nas próximas semanas. O supervisor explica que os frigoríficos já fizeram compras para as próximas semanas, chamada escala longa de abate. Quando voltarem a comprar será possível conhecer melhor o momento do mercado.
Nestes dias, até por conta do Dia das Mães, há um incremento no consumo interno, no entanto, os últimos meses têm sido de desaquecimento. Uma das explicações é o menor poder aquisitivo da população.