Imunização será obrigatória para animais com até 24 meses de idade

Terá início na próxima segunda-feira (1º de maio) mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, a imunização dos rebanhos será obrigatória para animais com até 24 meses de idade.
O prazo para vacinar bovinos e bubalinos terminará no dia 31 de maio. Até lá, os produtores terão de fazer a aplicação das doses e comprovar. O procedimento poderá ser nas unidades veterinárias de todo o Paraná ou pela internet.
Quem optar pela comprovação online deverá informar os fornecedores das vacinas, para que o processo seja iniciado na hora da compra. Assim que os animais forem imunizados, o próprio pecuarista concluirá o procedimento.
De acordo com avaliação do supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Carlos Costa Junior, existem aproximadamente 430 mil animais em Paranavaí e nos municípios da região com idade para receber a vacina.
Os produtores que não fizerem a aplicação das doses e não comprovarem estarão sujeitos à cobrança de multa. Para quem tem até 10 animais, o valor é R$ 95,93 por cabeça de gado. Acima de 10, a multa é de R$ 959,30.