Diferença mínima “roubou” 2º lugar do Vermelhinho
Pouco importava ao Atlético de Paranavaí ficar na segunda ou terceira colocação ao final da fase de classificação do Paranaense da 2ª Divisão, já que era interesse fugir do grupo onde cairia, na 2ª fase, o até agora impecável Operário, de Ponta Grossa.
Após a última rodada da 1ª fase, o critério técnico definiu a posição de segundo colocado ao Maringá FC, com o Atlético de Paranavaí ficando em terceiro por ter menor saldo de gols – 11 contra 12 do Maringá. Em relação ao Maringá, o Vermelhinho teve melhor ataque, mas sofreu mais gols.
O time de Paranavaí perdeu (2×0), domingo, para o Operário, em Ponta Grossa. Já o Maringá bateu o Iraty por 2×1. Ambas terminaram com 20 pontos e o primeiro critério para desempate foi o saldo de gols.
As duas equipes tiveram campanhas quase idênticas, não fosse a diferença mínima no saldo de gols. Se o Maringá tivesse sofrido um gol a mais em jogos anteriores, o segundo colocado seria o time de Paranavaí por ter melhor ataque – 17 contra 15.
Na partida de domingo, entre os dois invictos, o Atlético de Paranavaí foi com alguns desfalques, por contusão ou suspensão, por isso teve dificuldades na partida em Ponta Grossa.
O Operário venceu, 2×0, com gols no segundo tempo: Serginho Paulista, aos 7, e Lucas Batatinha aos 41 minutos, sendo esse último de penalidade. O time de Ponta Grossa terminou na liderança com 25 pontos.
SEGUNDA FASE – Após a 9ª rodada, oito equipes seguiram na competição. São elas: Operário, Maringá, Paranavaí, Iraty, CE União, Cascavel CR, Andraus Brasil e Portuguesa Londrinense.
As equipes do Grêmio Maringá e Apucarana foram rebaixadas para a terceira divisão em 2018.
Na segunda fase, as equipes são divididas em dois grupos, onde jogam entre si em turno e returno. O melhor de cada grupo está automaticamente na primeira divisão de 2018 e se enfrenta na final da competição.
Confira como ficam os grupos:
Grupo I: Operário, Portuguesa Londrinense, Iraty e CE União.
Grupo II: Maringá, Paranavaí, Andraus e Cascavel CR.
As datas e horários dos jogos devem ser divulgados ainda hoje pelo Departamento de Competições da FPF.
NÚMEROS
J V E D GP GC SD
Maringá 9 6 2 1 15 3 12
Atl. Paranavaí 9 6 2 1 17 6 11
FICHA TÉCNICA
Operário 2×0 Atl. de Paranavaí. 9ª rodada, 1ª fase do Paranaense da 2ª Divisão. Local: Estádio Germano Krüger, Ponta Grossa. 16/04/2017.
Árbitro – Amauri Carvalho Pahins. Assistentes: Reube Dobrychlop dos Reis e Kelvin Cardoso. Cartão amarelo: Danilo Báia, Gabriel e Cristian (OPE); Giuseppe, João Antônio e Jeferson (PAR). Cartão vermelho: Glauber (PAR) e Dione (OPE). Público pagante: 1.525 pessoas. Total: 1.768. Renda: R$ 34.835,00. Gols de Serginho Paulista aos 7 minutos e Lucas Batatinha aos 41 minutos do segundo tempo.
Equipes:
Operário – Simão; Danilo Báia, Alisson, Sosa e Peixoto; Willian Daltro, Serginho Paulista, Washington (Daisson) e Dione; Jean Carlo (Lucas Batatinha) e Cristian (Thalles). Técnico – Gerson Gusmão
Atlético de Paranavaí – César; Alan, Giuseppe, Glauber e João Antônio (Alessandro), João Victor, Ricardinho, Chimbinha (Luizinho) e Yan; Robinho (Guga) e Jeferson. Técnico Rafael Andrade Marques.