Voltamos a crescer?
Rogério J. Lorenzetti*
Nesta semana, divulgados os índices de emprego do CAGED, constatamos que depois de um longo período com índices negativos, o Brasil, assim como o Paraná, comemoram geração de novas vagas no mercado de trabalho formal.
A cidade de Paranavaí, com economia diversificada e mercado consumidor robusto, sai na frente de outras cidades de igual ou maior porte, mostrando que nossa região inicia o ano muito bem, com perspectivas favoráveis na geração e manutenção de empregos.
Notícias ruins, principalmente na área da política e denúncias de corrupção, continuam a ser divulgadas pela imprensa, mas o país segue sua rotina de trabalho demonstrando que podemos ter a apuração desses malfeitos com a continuidade da atividade econômica, o que mantém nossos índices de emprego e renda em patamares que permitem ao mercado continuar movimentando a economia.
Nosso país crescerá, perante a comunidade internacional, depois de apuradas as denúncias e aplicadas as penas aos malfeitores. Não podemos dizer que cessará a corrupção, mas ela está sendo investigada e os responsáveis, na área pública e privada, processados e sofrendo as penalidades legais, depois de ampla defesa, como convém a uma democracia.
O emprego é um importante indicador de que estamos iniciando nossa retomada de crescimento. Mantidos os índices positivos por mais alguns meses poderemos comemorar o fim daquele que entrará para a história como o maior período recessivo da história recente do Brasil, pois já dura aproximadamente dois anos e meio.
Neste tempo, políticas públicas de investimento nas áreas de infraestrutura, saúde e habitação popular, somadas a diversos investimentos privados, conseguiram minimizar os efeitos desta longa recessão na nossa cidade, fazendo com que ela fosse uma das últimas a sentir os efeitos danosos da diminuição da atividade econômica e agora, espero, uma das primeiras a sair da crise.
Mantendo os índices positivos de emprego, o pior já passou, e nosso Brasil retoma os trilhos do crescimento econômico, tão necessário para o desenvolvimento e a geração de empregos, afinal uma geração de jovens aguarda ser colocada no mercado de trabalho.
A manutenção de serviços públicos, tão necessária à vida das pessoas, principalmente os mais carentes, depende da arrecadação de impostos para a manutenção do atendimento em áreas vitais, como educação, saúde, infraestrutura e outros.
Voltar a atenção para nossas atividades fazendo nosso dever de casa e deixar os órgãos de fiscalização e a justiça encarregarem-se da apuração e penalização dos malfeitores, é o melhor que podemos fazer para que possamos sair desta barafunda que a ação de maus políticos, empresários desonestos e má gestão dos recursos públicos nos colocou.
Afinal no final do ano que vem teremos eleições e, através delas, a possibilidade de renovar quadros políticos que precisam trabalhar pelo país com ética, eficiência e idealismo.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016