Lixo: Problema ou oportunidade?
Rogério J. Lorenzetti*
Nesta semana que encerramos tivemos a oportunidade de moderar palestra proferida em um seminário do CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) no Recinto Felício Jorge, na ExpoParanavaí. A palestra foi proferida pela advogada Joanni Henrichs, que explanou aspectos legais e de oportunidade dos consórcios públicos, em especial na área ambiental.
Criado e liderado pelo município de Paranavaí em 2012, durante a minha administração, o CICA é um importante instrumento de trabalho, que visa, entre outros objetivos, a união dos municípios da região Noroeste do PR, visando principalmente dar solução à destinação de resíduos sólidos de forma conjunta, o que possibilita as administrações municipais, economia e otimização dos recursos.
O uso compartilhado do nosso aterro sanitário, considerado um dos melhores do PR, traz economia a todos, inclusive a Paranavaí que passa a dividir despesas de operação estimadas em setenta mil reais /mês e investimentos futuros que se fizerem necessários.
Para se ter uma ideia de valores, a última célula exigiu aporte de recursos que vão ultrapassar 1,6 milhões de reais e durará aproximadamente cinco anos.
Proteção dos mananciais aquíferos regionais é uma questão de saúde pública e interessa a todos, pois a contaminação não obedece limites territoriais dos vizinhos.
Em outras palavras, ela pode ser causada pela destinação incorreta do lixo orgânico por qualquer um dos nossos vizinhos, impactando negativamente a água que consumimos, entre outros problemas ambientais.
Nossa coleta e varreção, realizada durante todo o tempo que servi como prefeito, foi feita sem problemas operacionais. A um custo estimado de quinhentos e cinquenta mil reais/mês ela recolhe aproximadamente 1.800 t de lixo orgânico e 230 t de recicláveis.
Estimamos que os recicláveis podem evoluir para 40% do total, gerando emprego e recursos de 4 milhões de reais/ano. Se trata de uma oportunidade de novos negócios que depende só da população aumentar a quantidade de lixo separado para reciclagem.
A receita de recursos advindos desta inteligente parceria é significativa e poderá possibilitar, no futuro, a diminuição da taxa de coleta de lixo cobrada pelo município para fazer a destinação do mesmo.
Enfim, um dos maiores problemas mundiais que é a destinação correta do lixo pelas cidades, já resolvemos em Paranavaí e agora estamos auxiliando, através do CICA, para que nossos vizinhos o façam corretamente também, evitando problemas de ordem legal às administrações e aos prefeitos.
Fazer dos problemas oportunidades é o que precisamos que os gestores concretizem, em benefício do país e da população. Isto exige inteligência, trabalho e planejamento com visão de futuro.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período 2009/2016