ACIAP quer mobilização para pressionar o governo a praticar juros mais baixos
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), João Roberto Viotto, criticou duramente a liberação de financiamento por parte do Governo Federal, através do BNDES, para obras em Honduras – cerca de U$ 1545 milhões – e a uma empresa que está sendo investigada na Operação Lava Jato. “O Governo precisa liberar financiamento e gerar empregos internamente e não no exterior”, disse o líder empresarial.
Para ele, o Brasil só vai sair deste momento delicado da economia se o governo capitalizar o empresário para que ele possa voltar a produzir. “Por conta de uma política econômica errada, os empresários se descapitalizaram para poder manter sua atividade e agora não têm capital de giro para retomar as atividades nos níveis anteriores. O que o governo precisa fazer é apresentar linhas de financiamento para a retomada do crescimento”, defende João Roberto.
“O empresário não quer – como nunca quis – esmola, subsídio ou qualquer benesse ou privilégio. Apenas financiamento com juros compatíveis com a realidade. Praticar juros baixos agora para financiar a economia é a saída para a crise”, avalia.
MOBILIZAÇÃO -O presidente da ACIAP defende a mobilização da classe empresarial num grande movimento para pressionar o governo a baixar os juros para financiar a iniciativa privada. Segundo ele, a intenção é buscar apoio das demais ACEs do Paraná e da bancada paranaense no Congresso Nacional.
“Vamos encaminhar ofício à nossa Federação, a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e aos deputados federais e senadores do Estado pedindo que pressionem o Governo Federal, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente Michel Temer a baixar as taxas de juros. Não há outro caminho a seguir se o Brasil quer sair da crise econômica”, sentencia João Roberto.