Missão cumprida!
Rogério J. Lorenzetti*
Oito longos anos se passaram desde o dia primeiro de janeiro de 2009, data que assumi o executivo municipal como prefeito, mas eu não vi passar. Ao dar posse ao prefeito eleito, farei parte da história da cidade tendo exercido o maior período contínuo à frente da prefeitura.
Descerei as escadas do Palácio Ivaí com a mesma disposição daquele dia que subi para iniciar um mandato, que será avaliado no futuro como sendo um divisor de águas, através das conquistas em todas as áreas de atuação sob responsabilidade do município. Não estou cansado, desanimado ou decepcionado, pelo contrário, me sinto pronto e preparado para mais desafios!
Durante este tempo sempre fui um prefeito comprometido, cuja atuação foi reconhecida pela maioria da população, com índices de eficiência administrativa entre os melhores do país, divulgados por entidades nacionais. Também o funcionalismo municipal tem expressado agradecimento e reconhecimento, durante as visitas aos equipamentos públicos.
Passei muitas dificuldades, começando pela precária situação do município quando do início do primeiro mandato e seguindo pela "marolinha" da recessão de 2009, finalizando com o atual período recessivo, considerado o mais longo da história econômica do Brasil, que já dura dois anos e meio, iniciou em meados de 2014.
Também enfrentamos intempéries climáticas, duas edições do "El Niño", chuvas de pedra, epidemia severa de Dengue, diminuição de repasses de impostos do governo federal, causada pela queda brutal da atividade econômica, entre outras dificuldades.
Mesmo assim conseguimos desenvolver aquele que é considerado por muitos, o período de mais obras públicas de infraestrutura e atenção à periferia, além de programas de atenção às famílias pobres, com a parceria dos governos estadual e federal.
Fizemos o dever de casa, possibilitando ao município o equilíbrio fiscal que faltou à maioria dos entes federados, isto sem subir impostos além das correções legais. Hoje, comemoramos um final de governo bem diferente da maioria das demais cidades brasileiras, fechando este segundo mandato, assim como fechei o primeiro, dentro dos parâmetros fixados pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), com as contas e demais obrigações do município rigorosamente em dia.
Tivessem os outros entes federados feito da mesma forma, o país não estaria vivendo esta grave crise econômica. Adotamos uma linha rigorosa em relação ao uso de recursos públicos, sempre com transparência e acompanhamento pela sociedade civil, além de ampla divulgação das atividades da administração.
Abrimos procedimentos visando apurar responsabilidades em relação a malfeitos, o que resultou em processos administrativos, alguns finalizados, após cumpridas as formalidades legais, com a pena da demissão dos servidores envolvidos.
Cumprimos com o nosso dever. Além de apurar e punir desvios de conduta por parte de servidores públicos, aplicamos de forma parcimoniosa o uso de recursos do tesouro municipal, o que se evidencia pela forma como terminamos nosso trabalho.
Agradeço a todos que contribuíram para o bom desempenho deste governo, servidores, deputados estaduais e federais, presidentes da República e governadores do Paraná, sem os quais eu não teria conseguido este bom resultado.
Em especial aos meus eleitores e demais habitantes desta bela cidade, que confiaram em mim para ocupar este honroso cargo que busquei desempenhar da melhor forma possível!
Desejo ao delegado Caíque, prefeito eleito que assume amanhã, que tenha a mesma sorte que me sorriu durante o exercício do mandato. Estou à disposição para ajudar.
Saio tranquilo. Dever cumprido!
Desejo um feliz Ano Novo a todos!
*Rogério J. Lorenzetti, prefeito de Paranavaí, período 2009/2016