Sanepar e prefeitura de Querência implantam sistema de esgoto

A população de Querência do Norte, no Noroeste do Estado, está acompanhando a transformação no município com as obras de implantação do novo sistema de esgoto e ampliação do abastecimento com água potável.
O novo sistema de esgoto começou a ser implantado pela Prefeitura, com a assessoria técnica da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A obra tem a parceria da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), orçada em R$ 2,8 milhões.
Nesse período de obras serão executados: a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Caveira, com capacidade de receber e tratar 20 litros por segundo. Todo o complexo da ETE é composto de laboratório; desarenador; caixa de areia; caixa divisora de fluxo; reatores anaeróbios de leito fluidizado; filtros biológicos; leitos de secagem; caixa de retenção de espuma; entre outras obras e equipamentos. E, já está concluído o emissário de esgoto. E após o termino da ETE será iniciada a execução da rede coletora.
Para o gerente da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, "com a implantação inicial do saneamento no município a obra trará desenvolvimento, valorização e, sobretudo saúde e qualidade de vida a toda população".
ÁGUA POTÁVEL – Já no sistema de abastecimento com água, os investimentos são de R$ 1,6 milhão. Com esse recurso a Sanepar entregou à população, em junho, um novo reservatório com capacidade de 500 mil litros. Também estação elevatória de água tratada, booster, interligação do poço, 2.290 metros de adutora, outros 3,1 km de rede de distribuição de água, interligações hidráulicas, urbanização, obras elétricas.