Até breve!
Rogério J. Lorenzetti*
Reservei este final de mandato para visitas aos equipamentos públicos, inauguração de obras e participação nas tradicionais festas de confraternização natalinas. Quando digo que a administração está no piloto automático muitos se surpreendem, mas a realidade é que ela está sistematizada de forma a poupar o prefeito da maioria das tarefas burocráticas, que são levadas a efeito por servidores capacitados e empoderados para tanto.
Nosso município está com suas contas em dia, serviços públicos funcionando, obras em andamento, firmando convênios com os demais entes federados, parcelas de financiamentos e precatórios pagos, folha de salários rigorosamente honrada durante todo o mandato, entre outras responsabilidades da administração municipal.
O resultado não poderia ser melhor, pois a nova administração herdará uma cidade com a grande maioria dos problemas históricos resolvidos, um funcionalismo atuante e capacitado para a realização das tarefas diárias da prefeitura, que são muitas.
Os cargos de confiança de livre nomeação pelo prefeito foram reduzidos pela metade, hoje estimados em oitenta postos de chefia, a maioria com servidores de carreira nomeados, inclusive como secretários municipais. Esta forma de valorização dos servidores tem conduzido à profissionalização da administração com quadros muito capacitados.
O resultado desta grande mudança na forma de dirigir o município, com pouca ingerência política e muito diálogo com as entidades, presença constante do prefeito e servidores nas reuniões com lideranças, uma boa política de relacionamento com os vereadores, acatando a independência dos poderes e valorizando a ação legislativa, tem sido importante para a cidade.
Concomitante a isso, valorizamos os quadros de carreira tratando servidores com justiça e respeitando sua ação profissional, evitando interferência de ordem política nas ações administrativas fazendo com que tivessem a certeza do apoio nas boas iniciativas, sempre valorizadas junto aos seus pares e à comunidade.
Aplicamos o rigor da lei com aqueles que praticaram algum tipo de desvio de conduta. Instalamos processos administrativos, muitos finalizados com a pena rigorosa da demissão, após direito a ampla defesa, mas nunca estimulei nenhum tipo de denúncia leviana ou algum "terrorismo" com a finalidade de intimidar ou amedrontar servidores.
Colho agora, após oito anos como prefeito, a amizade e o reconhecimento da esmagadora maioria das pessoas que tive a honra de liderar, manifestada nas reuniões em que sou recebido, nos equipamentos públicos visitados.
Espero ter contribuído para que novos dirigentes consigam, através das boas práticas administrativas e de relacionamento implantadas, continuar tendo o apoio deste pequeno exército de servidores em benefício da população.
Os sorrisos, aplausos e mensagens de estímulo agradeço, assim como manifesto o desejo de continuar servindo à cidade, seja ocupando cargos públicos ou como cidadão. Abraços, sentimentos generosos de reconhecimento e desejo de continuidade da nova política implantada me deixam com a consciência tranquila de ter feito o melhor.
Espero continuar tendo o privilégio da amizade e bom relacionamento com todos!
*Rogério J. Lorenzetti, prefeito de Paranavaí