Jovem desacata e incita violência contra equipe da Guarda Municipal
Centenas de pessoas na Praça dos Pioneiros, em Paranavaí. Entre elas, muitos jovens reunidos para o consumo de narguile (instrumento utilizado para fumar essências ou tabaco aromatizado).
A cena se repete frequentemente nos finais de semana, mas, no último domingo, foi marcada por desacato e incitação à violência contra guardas municipais.
Depois de receber denúncia anônima sobre pessoas consumindo substâncias entorpecentes, uma equipe da Guarda Municipal foi até o local para fazer a verificação. Ao identificar os suspeitos, iniciou a abordagem, mas um dos jovens resistiu à ação. Além disso, motivou os amigos a reagirem. Não houve agressão física.
O diretor da Guarda Municipal de Paranavaí, Rogério Clemente da Silva, informou que a equipe solicitou o apoio de policiais militares. Quando chegaram à Praça dos Pioneiros, houve dispersão das pessoas, com o jovem sendo contido e levado para a Delegacia de Polícia Civil.
Silva afirmou que, apesar de não serem constantes, há vários casos de desacato aos guardas municipais. A maioria, disse, ocorre na Praça dos Pioneiros, quando jovens são abordados. “Falta respeito às autoridades”, declarou.
Na opinião do diretor da Guarda Municipal, é necessário discutir de forma mais contundente o consumo de narguile em locais públicos. Ele argumentou que em outras cidades a prática é proibida por lei, principalmente porque há quem utilize o instrumento para disfarçar entorpecentes.