Final feliz

Rogério J. Lorenzetti*

Ao chegar aos últimos dias de um período administrativo de oito anos à frente da Prefeitura de Paranavaí, tenho feito visitas aos equipamentos públicos, participado de confraternizações de fim de ano, inaugurado obras, fazendo um contato intenso com servidores e populares.

Para minha alegria, a recepção por parte das pessoas tem sido a melhor possível. Estou impressionado com a imagem positiva da administração, principalmente pelos resultados alcançados, tanto em termos de obras públicas, aumento e melhoria de serviços do município, quanto em desenvolvimento da cidade e bons relatos do movimento comercial e econômico desde fim de ano.

Ainda vivendo uma recessão brutal iniciada no segundo semestre de 2014, a maior da história econômica brasileira, a cidade se encontra muito bem, comparada com os demais entes federados brasileiros.

Contas aprovadas, salários pagos rigorosamente em dia ou antecipados, estamos concluindo o pagamento de 104 folhas de salários, as últimas estimadas em mais de seis milhões de reais cada, remunerando 2.130 servidores e possibilitando irrigar a economia local com volumosos recursos que ajudam a fortalecer nosso mercado consumidor.

A cidade, com boas perspectivas, aumenta sua área física, conforme demonstrado recentemente pela contagem de lâmpadas de iluminação pública, feita pela Copel, que contabilizou o equivalente a 20 km de novas ruas desde 2013.

Todos os indicadores demonstram uma economia robusta, fruto de um tempo de desenvolvimento, cujos resultados vão estar presentes ainda em 2017, com inaugurações e término de diversas obras públicas, conquistadas e iniciadas neste período administrativo.

A nova administração que se instalará em janeiro, encontrará uma cidade muito melhor, comparada com a que eu assumi, com diversos problemas históricos resolvidos, e a maior parte da infraestrutura urbana pronta, com muitos equipamentos públicos novos e quadro de servidores compatível com os serviços de responsabilidade do município.

O maior legado porém, terá sido demonstrar que, com uma administração austera, honesta e eficiente, nossa possibilidade de desenvolvimento contínuo irá permanecer, fortalecendo esta realidade positiva que nos diferencia do restante do Brasil.

Como diz nossa frase famosa, "é fácil ser feliz aqui". Espero que os novos administradores continuem impregnando nossa comunidade com boas notícias e expectativas.

Afinal o progresso é feito por otimistas e pessoas que planejam e trabalham. Nunca vi uma estátua erguida em homenagem a alguém que só criticou quem realiza.

*Rogério J. Lorenzetti, prefeito de Paranavaí