O valor empresarial do perfil da rede social

*Cinthya Imano Vicente Ribeiro
No mundo atual, o indivíduo que não tem um perfil na rede social não existe no mundo real, quiçá a empresa que não esteja conectada com seus consumidores no Facebook, Twitter ou Instagram. Fato é que quanto mais interativa e atrativa for a rede social da empresa, mais ela pode captar não apenas clientes e sim, admiradores de sua marca.
As empresas sabem da dificuldade de conquistar um público fiel e o melhor meio, atualmente, é por meio das redes sociais. Não se trata apenas de divulgar um produto ou serviço, mas de se tornar próximo de seu público, atender suas necessidades e estabelecer laços de comunicação. Ela se torna uma referência no mercado por aquilo que vende e pelo relacionamento positivo que cria.
Como já afirmou Kotler, "o marketing antigo morreu. Antes, os consumidores não tinham tanto conhecimento da empresa (…) Hoje, isso mudou. Você pode conhecer a empresa tanto quanto ela". (KOTLER, 2012, p. 56)
Ciente desta mudança, o mundo jurídico acompanhou a evolução e aprovou o Enunciado 95 de Direito Empresarial que afirma que os perfis das empresas em rede social, quando atuam no mesmo sentido de suas páginas eletrônicas, comercializando e divulgando a marca, podem ser considerados parte da empresa.
Ou seja, uma empresa não pode ser considerada apenas pela sua sede física, pelo quanto de funcionário emprega ou de filiais que existem, devendo ser considerado também como parte integrante desta, o perfil em rede social, de forma que, em determinada venda ou valoração desta, o perfil é parte integrante do estabelecimento.
Desta forma, o perfil social da empresa não pode ser apenas uma preocupação da área de marketing, devendo integrar o jurídico pelo o quanto vale e pelo o quanto atinge diretamente o consumidor.
* Cinthya Imano Vicente Ribeiro é especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especializada em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito. Mestrando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.