Shakhtar visa lucro com empréstimo de Wellington Nem

SÃO PAULO – O São Paulo precisou montar uma boa estratégia para fechar o seu primeiro reforço para 2017. Indicado pela comissão técnica e aprovado pela diretoria, Wellington Nem estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, desde 2013.
O clube europeu é conhecido por não liberar os seus atletas com facilidade. Por isso, o time paulista utilizou alguns artifícios para conseguir o empréstimo de graça.
Como o jogador, de 24 anos, não rendeu o esperado nas temporadas passadas, a ideia do São Paulo é de valorizá-lo. Por isso, o plano é fazer com que o  atacante tenha uma passagem semelhante a de Calleri, que jogou no Brasil nos primeiros seis meses de 2016 e deixou o clube em alta para defender o West Ham, da Inglaterra.
A necessidade dos ucranianos de tentar recuperar a imagem de Wellington Nem pode ser explicada pelos números. O jogador chegou ao clube em junho de 2013, contratado por 9 milhões de euros (R$ 31,5 milhões). Hoje, seu valor gira em torno de 3,5 milhões de euros (R$ 12,25 milhões).
No Shakhtar, por causa de lesões e perda de confiança, disputou 51 partidas (12 como titular) e marcou nove gols. Antes, pelo Fluminense, ele havia jogado 67 vezes e feito 16 gols, além de ter participado das campanhas dos títulos carioca e brasileiro de 2012.