Expansão do cooperativismo de crédito marca diálogo em Paranavaí
Em Paranavaí, noroeste do Paraná, no início da semana, coordenadores de núcleo, gerentes e diretores da Sicredi União PR/SP se reuniram, pela terceira vez neste ano, para a apresentação dos resultados referentes ao meses de julho, agosto e setembro da instituição.
Durante a reunião, foi perceptível o contentamento dos presentes com relação ao avanço da cooperativa nos últimos meses. Entre os números pujantes está o crescimento acentuado em número de associados, mais de 127 mil, e a evolução progressiva da caderneta de poupança, que hoje atinge a marca de 365 milhões.
A maior cooperativa do Sistema Sicredi e 6ª maior Cooperativa de Crédito e Investimento do Brasil também celebra outras metas estabelecidas para o período, com destaque para os depósitos e recursos totais, além do reconhecimento perante os 17 projetos sociais organizados pela instituição.
CRISE – Assunto constante no mercado financeiro, a crise não ficou de fora dos temas comentados. Nesta questão a cooperativa se mantém imutável, tendo como principal argumento o respeito as pessoas.
“A cooperativa atua priorizando o relacionamento com os associados antes, durante e depois da crise. É por isso que nosso crescimento continua significativo, mesmo em um mercado retraído. Lembrando que não é um trabalho de hoje, há anos estamos dialogando com a sociedade sobre o cooperativismo de crédito”, argumenta Wellington Ferreira, presidente da Sicredi União PR/SP.
Sobre este assunto, Rogerio Machado, diretor executivo da cooperativa, aproveita para referendar a participação dos associados. “Conhecer o associado é nosso maior trunfo. Olhamos para o mercado financeiro, para crise, para os ajustes que estão acontecendo, mas procuramos um entendimento dos negócios do associado também”, afirma Machado.
ATUAÇÃO – A cooperativa atua no Norte e Noroeste do Paraná com, atualmente, 57 agências e está presente no Centro Leste de São Paulo com 18 unidades. Dos 108 municípios na área de atuação, 10 contam apenas com agências da Sicredi União PR/SP.
“A cooperativa é a única opção para alguns e uma alternativa para outros, mas atuamos do mesmo modo independente de onde estivermos, com foco sempre no associado. Percebo que nosso crescimento está atrelado as parcerias que desenvolvemos com a comunidade e como oferecemos inclusão financeira ao maior número de pessoas”, declara Sérgio Gentilin, gerente regional de desenvolvimento.
No Brasil 5% da população é associada a uma cooperativa, onde a maior concentração se encontra na região sul do país. “Existem dois pontos de vista, o nosso é que temos muito espaço para atuar e, consequentemente, crescer”, encerra Wellington Ferreira. No próximo dia 11 os diretores da Sicredi estarão em Cianorte, para apresentação dos resultados aos associados da região.