Agência do Trabalhador fará mutirão para atender requerentes do Seguro-Desemprego
A gerente Elen Della Pria explicou que diariamente são distribuídas 30 senhas para atender as pessoas que vão até a Agência do Trabalhador em busca do Seguro-Desemprego. No entanto, a procura tem sido maior do que essa capacidade operacional.
O aumento na quantidade de pedidos do benefício foi motivado, principalmente, pela greve dos bancários, que se estendeu por 31 dias (de 6 de setembro a 6 de outubro).
Durante esse período, muitas pessoas deixaram de requerer o auxílio porque não sabiam que a paralisação dos trabalhadores não interferiu no andamento dos serviços na Agência do Trabalhador. “Os pedidos estão começando a acumular”, destacou Elen. Não há mais espaço para agendamento até o dia 3 de novembro.
A gerente da Agência do Trabalhador informou que a maioria dos requerentes tem prazo de sete a 120 dias corridos, contados a partir do dia seguinte à data de demissão, para buscar o benefício. Quem é classificado na categoria de empregado doméstico, tem de sete a 90 dias.
Sendo assim, o mutirão do dia 4 de novembro funcionará da seguinte maneira: serão distribuídas senhas ilimitadas das 8 às 14 horas, e todas as pessoas que estiverem com a documentação completa e com a senha serão atendidas, mesmo que seja preciso estender o horário. Expectativa é atender mais de 150 pessoas.
Por causa dessa ação, exclusivamente nesse dia não haverá intermediação de mão de obra. Os atendimentos para captação de vagas de emprego, cadastramento de candidatos e encaminhamentos para entrevistas serão retomados normalmente no dia 7 de novembro.
SERVIÇO – A Agência do Trabalhador de Paranavaí localiza-se na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no centro da cidade. Os atendimentos são realizados regularmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. O telefone para obter outras informações é (44) 3421-2650.
Critério para ter direito ao Seguro-Desemprego
No dia 4 de novembro, a Agência do Trabalhador de Paranavaí dedicará todo o expediente para atender pessoas que precisam pedir o Seguro-Desemprego. A expectativa é que sejam feitos aproximadamente 150 requerimentos.
Para ter direito ao benefício, é preciso ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses ou pelo menos nove meses nos últimos 12 meses.
O requerente não pode estar recebendo qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, previsto no regulamento da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte. Também não pode ter renda própria que seja considerada suficiente para a manutenção das despesas familiares.
Documentos necessários para pedir o Seguro-Desemprego
Aproximadamente 150 pessoas deverão ser atendidas pela equipe da Agência do Trabalhador de Paranavaí no dia 4 de novembro, quando será realizado o Mutirão do Seguro-Desemprego. A ideia é dedicar o tempo exclusivamente para pessoas que precisam requerer o benefício.
Para fazer o pedido é preciso apresentar o requerimento do Seguro-Desemprego (duas vias, em sulfite comum no tamanho A4, preto e branco, sendo os dígitos iniciais do documento 77). Esses papéis são fornecidos pelo empregador nas situações de dispensa sem justa causa.
São necessários, também, RG, CPF e Carteira de Trabalho. Na ausência do RG, o requerente pode apresentar Passaporte, CNH ou certificado de reservista.
A lista de exigências segue com original e cópia de comprovante de residência e de comprovante de escolaridade, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, comprovante de vínculo empregatício e comprovante de salário dos três meses anteriores ao da dispensa.
Quem precisar de orientação, pode ir até a Agência do Trabalhador e solicitar ajuda para organizar a documentação.