O apoio à Educação é uma das seis áreas de enfoque do Rotary

De acordo com o Relatório de Monitoramento Global da UNESCO de 2013-2014, se todos os estudantes de países de baixa renda terminassem a escola com habilidades básicas de leitura, 171 milhões de pessoas poderiam ser retiradas da pobreza, o que equivaleria a uma redução de 12% na pobreza do mundo. Ainda, nos dias de hoje, 58 milhões de crianças estão fora da escola, conforme atesta o Relatório de 2014 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Para muitos que leem esta matéria, habilidades como ler e escrever são tão naturais quanto respirar. Mas imagine que, assim como crianças, muitos adultos mal sabem escrever seu nome ou entender o boletim escolar do filho. Diante desse cenário, surgiu no Distrito 4630 do Rotary International o Projeto “Vamos gostar de ler”, criado na gestão do governador rotário Flávio Zunta (2011-2012). Desde então, este projeto de leitura permanece em contínuo andamento no Distrito 4630.
Os 84 clubes são orientados a promoverem a arrecadação de livros, de preferência com conteúdo próprio para as crianças da educação infantil, porém desde que se incentive a leitura, o importante é que cada clube determine a destinação dos livros para o público-alvo correto.
Visitas Oficiais – O governador distrital de Rotary tem entre suas obrigações visitar todos os clubes que compõem o Distrito em gestão. Assim, o governador Renato Iurk Ribeiro, governador do Distrito 4630 do qual os clubes de Rotary de Paranavaí fazem parte, durante essas visitas, aproveita para fazer a entrega dos livros juntamente com o clube visitado.   
Laura Ribeiro, esposa do governador, psicóloga e também rotariana, o acompanha em todas essas visitas. O projeto já contemplou centenas de instituições, associações e escolas. A Educação no país ainda tem muitos desafios, como alfabetizar na idade correta, apoio da família e maior incentivo por parte do governo. O projeto “Vamos Gostar de Ler” é apenas uma pequena iniciativa, mas que tem dado grandes resultados, ajudando na ampliação do vocabulário, no gosto pela leitura e abrindo horizontes no mundo da leitura e da escrita.

Livros infantis na Delegacia da Mulher em Paranavaí
Delegacia não é local para criança, certo? Mas como uma mãe, vítima de violência e agressões, que não tem com quem deixar os filhos, pode fazer uma denúncia? Acaba levando os filhos com ela. Esta é a realidade de muitas mulheres que se dirigem até a Delegacia da Mulher em Paranavaí. “A mulher tem que relatar as agressões sofridas para o oficial, a maior parte delas ocorre dentro de casa, no ambiente familiar, ou seja, com a criança presenciando. Ter que contar tudo na delegacia, fazia com que a criança revivesse o cenário de violência novamente”, explica a presidente do Rotary Club Paranavaí Arenito, Eugenia Céres Costa Monteiro.
Assim surgiu a ideia de colocar próximo à sala de testemunho, um cantinho para as crianças, onde elas ficam tranquilamente afastadas com livros de leitura, de colorir e lápis de cor à disposição, enquanto as mães estão fazendo a denúncia. Cerca de 200 livros infantis foram colocados no local, todos etiquetados com o nome do projeto da esposa do governador Renato Iurk Ribeiro, a companheira Laura, que deu continuidade ao “Projeto Vamos Gostar de Ler”.