Miguel Tranin entre os mais influentes do setor

O presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná), Miguel Rubens Tranin, 57 anos, e que há mais de 20 anos atua no setor sucroenergético, foi indicado para receber o Prêmio MasterCana 2016, se destacando entre os “Mais Influentes do Setor” no Brasil, pela pesquisa MasterCana.
Miguel também é presidente dos sindicatos das indústrias de fabricação de álcool, açúcar, biodiesel e de produção e geração de bioeletricidade através da biomassa e do biogás da cana no Estado do Paraná – Sialpar, Siapar, Sibiopar e Sibielpar, respectivamente.
A cerimônia de entrega do prêmio será dia 19 de outubro, na Casa Villa Bisutti, em São Paulo (SP), destacando seu trabalho em defesa do setor. Em anos anteriores, Tranin já tinha sido reconhecido pelo mesmo prêmio como Líder do Ano, entre outras distinções, devido a sua forte atuação junto ao segmento.
Tranin foi eleito presidente da associação em 2010 e tem grandes desafios à frente da entidade como viabilizar a construção do poliduto que ligará Maringá à cidade de Araucária e ao Porto de Paranaguá, reduzindo os custos de escoamento da produção e aumentando a competitividade do etanol.
Também tem trabalhado pelo fortalecimento do setor no Brasil e buscado conscientizar o governo e a sociedade sobre a necessidade de se criar regras claras e uma política energética de longo prazo.
Outro desafio é criar um ambiente político, econômico e de desenvolvimento tecnológico favorável para que as usinas paranaenses invistam na diversificação de suas atividades, com a geração de energia a partir da biomassa e com outros produtos agregados, de forma a não depender exclusivamente da produção de etanol e açúcar.
FORTE PARTICIPAÇÃO – O presidente da Alcopar, Miguel Tranin, é membro da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool e da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (ambas ligadas ao Ministério da Agricultura), do Conselho Temático da Agroindústria na CNI (Confederação Nacional da Indústria), do IPA (Instituto Pensar Agropecuária), da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio) e do Comitê de Agroenergia da ABAG (Associação Brasileira de Agronegócio).
Também é conselheiro da ANUT (Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga) e do Fórum Nacional Sucroenergético, além de vice-presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Paraná).