Dia “D” na Agência do Trabalhador ofertou vagas de trabalho para pessoas com deficiência

A Agência do Trabalhador de Paranavaí promoveu ontem o “Dia D”, dedicado exclusivamente ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, visando a sua inclusão no mercado de trabalho.
De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91, as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1.000 funcionários – 4%; de 1.001 em diante – 5%.
“Temos diversas vagas para pessoas que tenham algum tipo de limitação de ordem física. É um mercado que está aberto, pois uma empresa que possui mais de 100 funcionários, tem que ter um número mínimo de deficientes físicos em seu quadro de servidores. São diversas empresas participantes deste dia que proporciona oportunidades para uma parte específica dos trabalhadores de Paranavaí. Ações como esta visam apenas o benefício da nossa gente e mostram a nossa preocupação em ajudar aqueles que precisam”, ressaltou o prefeito Rogério Lorenzetti, que visitou a Agência do Trabalhador durante os atendimentos do Dia “D”.
O Dia “D” é uma ação nacional e acontece em parceria com o Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O objetivo principal é de aproximar empresas e profissionais através da realização de entrevistas e seleções de emprego exclusivas para trabalhadores com deficiência.
A data reuniu num mesmo espaço as empresas que devem cumprir cotas de inclusão, e os trabalhadores que se encaixam nesse perfil e que pretendem se recolocar no mercado de trabalho.