“Prevenção ao Suicídio” é tema de videoconferência

Nesta segunda-feira, o Núcleo Estadual Intersetorial de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde e da Cultura da Paz (Núcleo da Paz) promove a videoconferência “Prevenção ao Suicídio”.
O objetivo é mobilizar os profissionais que compõem a rede de proteção social e a sociedade em geral sobre a importância deste tema e seus fatores de risco.
São convidados para a videoconferência profissionais de Caps – Centro de Atenção Psicossocial, Unidades de Saúde, Cras – Centro de Referência da Assistência Social, CRESS – Conselho Regional de Serviço Social, conselhos de Saúde, conselhos tutelares, entre outros parceiros da rede pública.
O local será a sede da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, das 14h às 17h.
Para a população em geral, a orientação é que fique atenta a mudanças de comportamento de familiares e amigos, especialmente quadros depressivos. Na dúvida, o ideal é convencer a pessoa a buscar ajuda médica.
PARANAVAÍ E REGIÃO – Na área da Regional de Saúde, no período de 2010 a 2014, foram registrados 95 casos de suicídio. Destes, 33,4% foram mulheres e 66,6% de homens. Os dados são do DATASUS – sistema de informática do SUS – Sistema Único de Saúde.
Com relação à faixa etária a de maior concentração é de 20 a 49 anos com 64,2%. Outras faixas etárias que chamam a atenção são a de 10 a 14 anos com 8,4% e de 15 a 19 com 15,8%. Já na população acima de 50 anos o índice apurado foi de 11,6%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2012, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano em todo o mundo, sendo a 13ª causa de morte e uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos.
A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres. No Brasil são quase 12 mil casos por ano, e a cada morte houve vinte tentativas. Numa conta simples, vale dizer que o número de tentativas chega a 240 mil.