“Chefs do Campo” já tem oito produtoras classificadas
MARINGÁ – Na última semana, durante a primeira rodada de reuniões regionais organizadas pela área de Cooperativismo da Cocamar com participantes de núcleos femininos nas cidades de Rolândia, Doutor Camargo, Iporã e Maringá, foram selecionadas também as produtoras que se inscreveram no projeto “Chefs do Campo”, promovido pela cooperativa e a sua parceira Bayer.
Já são oito as classificadas entre mais de 160 inscritas, das quais 25 passam para a segunda fase e terão suas receitas publicadas em uma revista especial.
Até agora, já estão na fase seguinte Maria H. Navarro Maróstica, de Doutor Camargo, Umbelina L. Barlati, de Floresta, Ilma Nogarotte Sgorlon, de Maringá, Denise C. V. Versari, de Paiçandu, Josiani Imbriani Skraba, de Sabáudia, Maria L. Gomes Palma, de Jaguapitã, Eliete Aparecida Nespolo, de Iporã, e Helena M. Z. Wegner, de Umuarama.
Em todas as cidades, a equipe do “Chefs do Campo” foi acompanhada da Ford Ranger do projeto, veículo que faz sucesso entre as participantes, com direito a test-drive.
VARIEDADE – Os pratos são variados, mostrando a diversidade e a riqueza da culinária regional. Há desde peixe assado, passando por capeletti de queijo e “vaca atolada” (costela de boi preparada com mandioca), a torta de frango com catupiry e quibe ao forno.
Essas iguarias foram inscritas por suas autoras por serem muito pedidas em casa, constituindo o ponto alto de celebrações. Marisa Maróstica, por exemplo, de Doutor Camargo, diz que o seu peixe aberto, recheado e assado, é sempre o ponto alto de festividades. Já Eliete Nespolo, de Iporã, surpreendeu ao apresentar irresistíveis coxinhas de mandioca, servidas com acompanhamento. “Quando faço, ninguém quer saber de outra coisa”, afirma.
Dentre as 25 semifinalistas, cinco receitas vão ser escolhidas por chefs convidados e suas autoras terão, como prêmio, um final de semana de 11 a 13 de novembro em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas Grande Resort, com direito a acompanhante.
Nesta semana, haverá reuniões, com mais sete produtoras classificadas, nos municípios de Floraí, Alvorada do Sul e São Sebastião da Amoreira. Na próxima, os eventos serão concluídos em Cambé e Terra Boa.
O Chefs do Campo Cocamar e Bayer tem o patrocínio da Unimed Maringá, CVC Operadora de Turismo, Spraytec, Ford Center, Ricci Seminovos, Século Adega, Atlas Odontologia, Marel Móveis Planejados e Colégio Nobel.