A cereja do bolo

Rogério J. Lorenzetti*

Nossa cidade se desenvolveu. Um dos fatores que permitiu este crescimento foram os grandes investimentos em infraestrutura e serviços públicos implantados neste período administrativo, complementados com recursos privados na expansão da área urbana com novos loteamentos, construção de casas, prédios residenciais, comerciais e industriais, cuja efetivação demandou e está utilizando numerosos contingentes de trabalhadores, principalmente na área da construção civil.

Esta verdadeira "roda da fortuna" criou riquezas e valorizou imóveis urbanos. Movimentando vultosos recursos financeiros, possibilitou o incremento do movimento comercial e o aumento da arrecadação de impostos.

Esta semana, em uma entrega de diplomas a formandos de um curso técnico promovido pelo Provopar, tive a alegria de presenciar um depoimento de uma jovem moradora que mudou recentemente de Rosana (SP) para nossa querida Paranavaí. Dizia ela que escolheu nossa cidade por ela possibilitar oportunidades de crescimento pessoal e profissional e que estava feliz com a escolha.

Nosso bispo Dom Geremias tem dito que "Paranavaí é uma terra de oportunidades". Como ele milhares de novos moradores, jovens, adultos ou idosos, acreditam nesta afirmação e tem investido ou fixado residência na nossa cidade. A ligação com Maringá, por pista dupla, facilita o acesso e se torna mais um fator de desenvolvimento que possibilitará novos investimentos e crescimento populacional.

Caminhamos a passos largos para ultrapassarmos a marca de cem mil habitantes. Este número possibilitará um aumento na fatia da divisão dos impostos arrecadados e o acesso direto do município a órgãos financeiros internacionais, o que vai ampliar ainda mais nossas possibilidades.

Tudo isso está trazendo o que poderíamos chamar de "bom problema" que é a demanda crescente por serviços e equipamentos públicos. Nada que os futuros gestores não possam continuar fazendo, pois tenho dito que a eles sobrará colocar a "cereja no bolo", pois a grande tarefa de implantar as bases deste desenvolvimento que vivemos está feita.

Conservar o muito que foi feito, somado ao trabalho das administrações que me antecederam, será um grande desafio para o(a) próximo prefeito(a), mas as condições para isto já estão prontas, basta continuar fazendo o dever de casa.

Retirar o complexo de "vira-latas" de alguns disseminadores do pessimismo e olhar em volta acreditando no nosso glorioso futuro é um dever de todos que amam, acreditam, vivem e prosperam em Paranavaí!

*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí