“Paranavaí precisa discutir a questão de gênero”, diz secretária Marly Bavia

Começou ontem e termina hoje em Paranavaí o seminário para tratar sobre gênero, violência doméstica e políticas públicas de assistência às mulheres. A secretária municipal de Assistência Social, Marly Bavia, ressaltou a importância do evento nas tomadas de decisões.
“Paranavaí precisa discutir a questão de gênero. A valorização de uma política que favoreça a mulher pode trazer resultados importantes para a nossa secretaria e para a cidade. Sempre vamos incentivar eventos deste porte e participar com veemência, para que a nossa mensagem seja levada adiante”, frisou.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, a violência de gênero não pode ser aceita, “por isso precisamos nos reunir em dias como hoje para discutir estratégias de combate”.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e principal palestrante do dia, Elza Correia, lembrou-se das dificuldades que as mulheres enfrentam nos dias atuais.
“Ainda é um assunto polêmico, infelizmente. Temos algumas dificuldades que muitas conquistas das mulheres estão tendo retrocessos sérios como a revisão da Lei Maria da Penha, que é reconhecida pela ONU como a terceira lei mais importante quanto ao enfrentamento à violência. Neste momento, existe um Projeto de Emenda Constitucional no Congresso Nacional que tenta tirar as medidas protetivas das varas especiais, fazendo com que os processos voltem para os delegados de polícia”.
A delegada da Delegacia da Mulher, Fernanda Bertocco, diz ser de extrema relevância os trabalhos que evidenciam a violência doméstica, pois cada vez está com mais foco na mídia. “É importante o trabalho de conscientização, deixando a mulher à vontade para exercer seus direitos. Por isso temos a Delegacia da Mulher, para que cada uma se sinta motivada e não tenha constrangimento. Atendendo todas as classes e níveis sociais, demonstra que o trabalho tem essência e busca o melhor para as mulheres”, afirmou.
O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, agradeceu o apoio do prefeito Rogério Lorenzetti nas ações desenvolvidas pela universidade. “O prefeito tem demonstrado seu empenho para nos apoiar em todas as causas que temos defendido. É por isso que percebemos os inúmeros avanços conquistados por ele e por toda a prefeitura, principalmente na área de assistência social. A coerência no trabalho é um importante fator para o desenvolvimento. Sinto muita alegria por ser reitor de uma faculdade que produz eventos deste porte e pensa no benefício da população”, enfatizou Aleixo.