Saindo da crise

Rogério J. Lorenzetti*

"Recessão é quando o seu vizinho perde o emprego; depressão é quando você perde o seu". (Harri S. Truman)

Esta semana conseguimos uma posição relevante no índice mensal do CAGED divulgado pelo governo. Segundo informações do técnico que viu o levantamento, conquistamos o quarto lugar no Paraná em número de novas vagas de trabalho.

Com mais de uma centena de novas vagas, nossa cidade volta a ocupar lugar de destaque no estado na geração de emprego. Mais do que tirar dezenas de famílias do sufoco do desemprego, estamos colhendo frutos da boa condução econômica de empresas, profissionais liberais, comércio, produtores rurais e demais segmentos que movimentam nossa economia.

Esta situação diferenciada em relação à maioria das cidades brasileiras se deve, em parte, as obras que fizemos na infraestrutura urbana, possibilitando investimentos em áreas periféricas com a construção civil. Sejam financiadas, construídas com recursos próprios, ou através de programas de habitação popular, em parceria com os demais entes federados, conseguimos abrigar milhares de famílias em casas próprias, dando-lhes segurança e motivando investimentos em diversas áreas que necessitam da disponibilidade de mão de obra.

Durante a abertura da feira de negócios imobiliários esta semana, no centro de eventos "Armando Trindade Fonseca", tive a oportunidade de ouvir, do gerente regional da CAIXA, elogios a nossa cidade pela parceria com esta instituição de fomento, seja na implantação de infraestrutura urbana, construção de casas populares e demais ações que possibilitaram Paranavaí viver esta fase de desenvolvimento registrada nos últimos anos, enfrentando a recessão que se instalou no início de 2015 e perdura até hoje, com resultados acima da média brasileira em relação à economia e o emprego.

Seguir neste rumo é nosso objetivo, facilitando o ambiente de negócios na cidade e, através da nova lei de atração de investimentos, uma das mais avançadas do Paraná, seguir firme no objetivo de ampliar nosso mercado de trabalho evitando o fantasma do desemprego que assusta as famílias, principalmente as mais vulneráveis.

O conjunto de ações, iniciadas em 2009, visando o aumento e a melhoria dos serviços públicos, nas diversas áreas que competem ao município, continua a dar resultados, graças a uma administração eficiente e austera dos recursos municipais.

Afinal como diz o dito popular, "o pouco, se bem administrado, se torna muito", vamos adiante, sempre usando o nosso modesto orçamento, na direção de proporcionar bem-estar e segurança à população de Paranavaí.