Fiação elétrica é novo alvo dos ladrões

Uma nova modalidade de furto está na “moda” em Paranavaí: o furto da fiação elétrica e materiais de prédios em reforma ou em construção.
Depois do registro de um caso no final de semana, a segunda-feira acabou marcada por mais três registros. Em um deles, dois suspeitos foram localizados e detidos pela Polícia Militar.
Este caso foi na Rua Manoel Ribas, Jardim Ouro Branco. Conforme a denúncia, ladrões invadiram a obra e levaram um alicate, um cabo e vários metros de fio de cobre. A partir daí e, de posse das características dos autores, a equipe da PM passou a fazer buscas.
Perto do local encontrou dois jovens – 19 e 20 anos – que estavam com sacolas, as duas cheias de cobre. Um deles tentou se livrar de um alicate, mas foi flagrado. Eles admitiram o furto do material, mas alegaram que tiraram de um barracão e não da casa “visitada”, de onde originou a denúncia.
Já na Delegacia, a dupla negou mais uma vez o furto na residência. Um escrivão disse ontem que os dois jovens foram liberados, pois não houve o registro do furto que consta na ação da PM.
Os rapazes serão investigados, bem como a origem do material. Após esse trabalho, poderão ser indiciados por furto. No mercado de sucata o quilo do cobre varia de R$ 8,00 a R$ 11,50, explicou um empresário a pedido do DN ontem.
OUTROS CASOS – Em outra casa em reforma, desta vez na Rua Neusa Cascão Borba, Jardim Antigo Aeroporto, ladrões levaram uma grande quantidade de fio da rede elétrica. O proprietário chegou a ver duas pessoas em seu quintal. A dupla fugiu assim que foi descoberta e levou o material. Ainda deixaram danos em uma janela e em uma porta.
O terceiro da série foi na Rua Coronel Gilberto Kummer, Jardim Laranjeiras. O proprietário denunciou que levaram três janelas de blindex fumê. Para entrarem no imóvel os invasores danificaram uma porta de metal.   
No domingo o proprietário de uma casa em construção na Rua Yoshinobo Sunahara, Jardim Renascer, disse que a mesma foi invadida e que ladrões levaram 50 metros da instalação de rede de energia, 08 metros de hastes de cerca elétrica e pelo menos cinco torneiras.
Esse tipo de crime com danos ao imóvel caracteriza furto qualificado, cuja pena é de 02 a 08 anos de reclusão. Está tipificado no artigo 155 do Código Penal.
BICICLETAS – No plantão da Polícia Militar encerrado ontem teve ainda o registro do furto de duas bicicletas. Uma das magrelas estava estacionada na Rua Carlos Gomes, Jardim São Jorge. O proprietário disse que foi à igreja e, quando retornou, a bike, marca Sundown, tinha desaparecido.
Outro furto foi no Conjunto Residencial Geraldo Felippe. Desta vez, o morador deixou a magrela no quintal e, ao retornar, a bike, marca Caloi, tinha sido levada. Nos dois casos foram feitas buscas, sem sucesso.