Dois milhões de trabalhadores ainda não sacaram abono

Dois milhões de trabalhadores não sacaram o PIS/Pasep referente ao ano passado. Somando todos os benefícios a serem pagos, R$ 1,7 bilhão ainda precisa ser pago. Segundo o Ministério do Trabalho, o prazo para retirar o dinheiro acaba em 30 de junho.
O abono é equivalente a um salário mínimo (R$ 880) e pode ser retirado nas agências da Caixa e do Banco do Brasil. Todos os cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício, tem direito ao dinheiro.
O Ministério do Trabalho informou ainda que esse direito é para quem exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias de 2015. Em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono. Desse total, 21,5 milhões já fizeram os saques. Os dois milhões que ainda não acessaram o recurso representam 8,7% dos trabalhadores beneficiados.
Como sacar? – Correspondências serão enviadas para os endereços dos beneficiários. Em nota, o coordenador do Seguro-Desemprego e Abono Salarial, Márcio Ubiratan Brito, explicou que quase todos receberão essas cartas.
“Pretendemos alcançar com o envio das comunicações aproximadamente 1,2 milhão de beneficiários que estão com o endereço válido na base de dados”, relatou no comunicado.
Para os beneficiários do PIS, é preciso comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica.
Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
Para os do Pasep, que é coordenado pelo Banco do Brasil, , após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.