Estudantes de Paranavaí participam de atividades do Dia do Desafio

Mais do que algumas horas de diversão. A tarde de ontem foi para aprender sobre a importância das atividades físicas. Aproximadamente 500 alunos das quartas séries de escolas municipais de Paranavaí se reuniram para participar do Dia do Desafio.
Teve basquete, vôlei, cama-elástica, slackline, xadrez e uma série de brincadeiras. “A ideia foi mobilizar toda a cidade. Escolhemos a Praça dos Pioneiros por ser um ponto de referência na cidade”, explicou Fernando Leite, técnico de Atividades do Sesc/PR de Paranavaí.
Segundo ele, pela manhã perto de 300 crianças já tinham passado pelo local para participar das atividades do Dia do Desafio. “É necessário desenvolver nas crianças a ideia de que atividades físicas são importantes, independentemente de quais sejam”.
O evento foi voltado para toda a comunidade. Organizado pelo Sesc/PR em parceria com a Prefeitura de Paranavaí e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), teve adesão do Tiro de Guerra, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
E não é que a criançada tinha consciência do que estava fazendo ali? “É importante para ter uma vida saudável”, disse Carolina Pereira dos Santos, 9 anos. Ela disse que gostou de brincar no pula-pula e de fazer a pintura no rosto. “Muito legal”.
Kauane Viana, 9 anos, também se divertiu. “Estou adorando, tem coisas muito interessantes para fazer”. As atividades de ontem serviram de inspiração para a estudante. “Tenho vontade de ser atleta. Estou aprendendo aqui”, disse.
Para a professora Elza Dias, da Escola Municipal Cecília Meireles, um dos pontos positivos da atividade de ontem foi a interação dos alunos de instituições diferentes. Ela também considerou o Dia do Desafio como um complemento para o que as crianças aprendem em sala de aula, sobre hábitos saudáveis.
DIA DO DESAFIO – A ideia de promover o Dia do Desafio surgiu no Canadá em 1983. Naquela ocasião, a temperatura chegava perto dos 20 graus negativos. Então, os moradores saíram de casa por 15 minutos para praticar exercícios todos juntos. Ao mesmo tempo, conseguiram economizar energia elétrica, já que todos apagaram as luzes ao sair.
A experiência foi compartilhada e ganhou novos adeptos, até que se tornou uma ação mundial de estímulo a atividades físicas. Assim, o Dia do Desafio passou a ser realizado na última quarta-feira de maio, colocando cidades de países diferentes, com tamanho e quantidade de moradores semelhantes, em uma competição para descobrir qual delas consegue envolver o maior número de pessoas participantes.
Neste ano, Paranavaí disputou com a cidade de Xochitepec, no México. Outros 15 municípios do Noroeste do Paraná participaram do Dia do Desafio: Cruzeiro do Sul, Guaporema, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Londrina, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Caiuá e Tamboara.