Fiscalização do Procon em agências bancárias termina com duas autuações

Mais de uma hora esperando para receber atendimento. Essa foi a motivação para a equipe do Procon de Paranavaí autuar, na manhã de ontem, uma agência bancária da cidade. Foram 39 minutos a mais do que o permitido. Oito estabelecimentos foram fiscalizados.
A Lei Municipal 3.908/2012 estabelece 20 minutos como limite máximo para que o cliente receba atendimento em agências bancárias. São exceções: os cinco primeiros dias úteis do mês; o dia 10 ou o dia útil subsequente ao dia 10; e os dias anteriores e posteriores a feriados – nesses casos, o tempo é estendido para 30 minutos.
De acordo com a coordenadora do Procon, Aline Cruz de Campos Garcia, a empresa autuada terá dez dias para apresentar defesa, ficando sujeita ao pagamento de multa que pode chegar perto de R$ 80 mil.
A fiscalização de ontem também resultou na autuação de uma agência bancária por falta de distribuição de senhas para os clientes. Logo após ser detectado pela equipe do Procon, o problema foi resolvido. Mesmo assim, como não seria possível determinar quando a irregularidade teve início, houve punição. A empresa terá dez dias para apresentar defesa.
Aline explicou de que maneira os clientes podem reclamar em relação à demora na espera por atendimento em agências bancárias. Primeiramente, devem retirar a senha. Se constatarem que o tempo excede o que está previsto na legislação, precisam pedir para que o operador de caixa autentique o ticket da senha, identificando o horário de atendimento.
Depois, é só ir até a sede do Procon e formalizar a reclamação. O consumidor tem de apresentar o papel da senha devidamente autenticado, documentos pessoais e comprovante de residência. Constatado o descumprimento da lei, a agência bancária poderá ser autuada.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí localiza-se na Rua Antônio Felipe, número 917, no centro da cidade. O atendimento aos consumidores é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.