Sebrae/PR desenvolve o Conexão Liderança na região de Paranavaí

Pessoas mais protagonistas e proativas, que assumam para si a responsabilidade de criar um Paraná melhor. Com este propósito, a linha estratégica de Liderança do Sebrae/PR criou o Programa Conexão Liderança, cujo foco é capacitar líderes públicos e privados para a construção de projetos que resultem em impactos positivos no ambiente de negócios da micro e pequena empresa no Estado.
O Programa Conexão Liderança está sendo realizado em 6 regiões do Paraná. Na regional Noroeste, a iniciativa envolve a região da Amunpar, que tem Paranavaí como cidade sede e abrange 28 municípios.
O consultor do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, explica que o Programa Conexão Liderança tem um cronograma de 13 encontros, que ocorrem de março a novembro e seu principal resultado esperado é a construção e implantação de projetos que visem a melhoria do ambiente de negócios. A criação de redes de contato produtivas e aquisição de conhecimentos sobre o exercício da liderança também estão na pauta do programa.
Participam do Conexão Liderança 31 líderes de diferentes áreas, como prefeitos, secretários municipais, representantes da Câmara dos Deputados, empresários, presidentes de associações comerciais, de sindicatos rurais, docentes universitários, membros dos Comitês da Lei Geral e diretores da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Fecomércio, da Associação da Microempresa de Paranavaí (Micropar) e de cooperativas de crédito.
De acordo com Wendell, o grupo de lideranças da região é assíduo e comprometido com a agenda de atividades. “Por se tratar de diferentes membros, de vários setores e entidade, conseguimos reunir um grupo plural, que tem gerado uma grande troca de informações e conhecimentos, o que tem enriquecido ainda mais o programa”, garante Wendell.  

Metodologia

Com o intuito de melhorar a realidade e o ambiente de negócios, a metodologia do Conexão Liderança envolve 13 módulos, com total de 84 horas que visam trazer conhecimentos e ferramentas para que as lideranças estejam mais preparadas, ainda mais neste momento de turbulência econômica do País. Entre os pontos trabalhados estão: importância da liderança na construção de projetos coletivos; apresentação dos cenários e da realidade, com foco especialmente regional; ferramentas de planejamento, comunicação estratégica; articulação de negociações institucionais e de alianças estratégicas; tomada de decisões; até maneiras de preparar reuniões e melhor apresentar ideias.
O programa se fundamenta em uma metodologia participativa, dividida em quatro fases, que têm como objetivo levar à reflexão, compreensão e aplicação dos conhecimentos na realidade da região. Na última fase, é constituído um Fórum Permanente, que fará a gestão das ações futuras no território.
Claudio Serrato, consultor do Sebrae/PR e gestor do Programa Conexão Liderança, explica que todas as atividades têm por objetivo “estabelecer uma relação de compromisso e integração do grupo, instrumentalizando e ou aperfeiçoando os participantes de competências que a liderança deve exercer para promover a mudança de uma região”.
Ao final dos módulos regionais, será promovido um encontro estadual, com as lideranças participantes das 6 turmas. “Será uma oportunidade para a troca de experiências, ampliação da rede de contatos e inspiração”, acrescenta Serrato.