Avaliação de ensino técnico mostra bom desempenho de alunos do Senai no Paraná

Os alunos dos cursos técnicos do Senai no Paraná atingiram bons índices na avaliação de desempenho de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Saep), ferramenta de análise dos cursos oferecidos pelo Senai em todo o Brasil.
De todos os estudantes que estavam perto de concluir ou concluíram o ensino técnico em 2015, 78% atingiram nível de desempenho adequado e avançado. Esse índice coloca o Senai no Paraná acima da meta prevista. Foram avaliados cerca de cinco mil estudantes de diversas unidades em todo o estado.
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional possui alguns alinhamentos e direcionamentos estratégicos, que envolvem a melhoria do ensino ofertado para o trabalho na indústria. Dentro das premissas está, a ampliação da qualidade profissional de acordo com a necessidade da indústria.
OBJETIVOS – A avaliação do Saep foi implementada pelo Senai Departamento Nacional (DN) com o objetivo de verificar a eficácia e a efetividade da oferta educacional e também implementar melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.
Além disso, a avaliação permite verificar como e quais fatores extra e intraescolares influenciam na aprendizagem dos estudantes, como as condições socioeconômicas dos alunos, atuação de professores em sala de aula, além de laboratórios e infraestrutura oferecida na aprendizagem.
Em larga escala, é uma ferramenta útil que auxilia no monitoramento da qualidade da educação profissional, permitindo detectar os efeitos das políticas adotadas, como também subsidia a tomada de decisões para implementação de melhorias.
Segundo Rosane Lara, gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, a análise dos resultados permite a construção de uma série histórica sobre as condições de saída dos alunos com formação para o mercado de trabalho industrial. Possibilita, ainda, “a identificação das necessidades, demandas e problemas do processo formativo, considerando-se as exigências de competitividade da indústria, assim como os princípios expressos nas políticas do Ministério da Educação e nas diretrizes do Senai para a educação profissional”.
SÉRIE HISTÓRICA – Desde 2010, houve expressiva evolução nos dados coletados. Naquele ano, a instituição avaliou 62 alunos do curso de Mecânica de Manutenção Industrial em três unidades pelo Paraná; no ano de 2011, foram 362 alunos do curso de Eletrotécnica avaliados em nove unidades; já em 2012 subiu para 593 o número de alunos avaliados, neste caso em sete cursos, distribuídos por 14 unidades do Senai no Paraná; em 2013 houve um salto para 786 alunos de seis cursos em 22 unidades; já em 2014 foram 1.318 estudantes que fizeram a avaliação, pertencentes a cinco cursos distribuídos por 28 unidades; e em 2015 a avaliação foi realizada em dois semestres: 20 cursos no primeiro semestre em 34 unidades e 24 cursos em 39 unidades do Senai no Paraná, totalizando 5.486 alunos avaliados.
Para 2016, segundo Rosane Lara, a avaliação de desempenho dos estudantes do Senai já está programada para começar em junho, referente ao primeiro semestre. A previsão para este ano é avaliar 2.505 alunos, em 20 cursos técnicos em 36 unidades do Senai no Paraná.