PAZ

Rogério J. Lorenzetti*

"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá". (Jesus Cristo)
Nosso amado Brasil passa por um momento muito difícil. Suas instituições estão sendo colocadas à prova pela necessidade de colocar a limpo todo o sistema democrático em que elas se sustentam.
Alguns, agindo como algozes ou justiceiros, buscam vantagens políticas daquela que entrará para a história recente do nosso país como a maior investigação sobre o sistema institucional já feita, buscando irregularidades cometidas a título de financiamento de campanhas políticas, ou visando o enriquecimento ilícito de agentes públicos, empresas e alguns indivíduos inescrupulosos.
Causa espanto a todos nós a sujeira que emerge deste pântano que sugou bilhões de reais em recursos que fazem falta a hospitais, escolas, infraestrutura e outras áreas de atuação do serviço público do nosso país.
A justiça deve punir os culpados, na forma da lei, não sem antes dar a eles a oportunidade de defesa garantida pela nossa Constituição. Afinal, ninguém deve ser julgado por antecipação, sem que se observe o contraditório e o devido processo legal. Além disso, o rigor da pena deve ser compatível com os crimes praticados.
Agindo assim vamos fortalecer as nossas instituições e provar ao restante das nações que estamos tomando as medidas cabíveis frente aos fatos apurados, melhorando nossa imagem e subindo os degraus necessários para estarmos entre as sociedades mais bem organizadas do planeta.
Não inventamos a corrupção, embora ela esteja entre nós desde nossa colonização. O julgamento conduzido pela exposição midiática da forma como vem sendo feito, pode levar a danos de difícil reparação à imagem das pessoas.
A população, atiçada por informações divulgadas de formas diversas, por vezes reprováveis, acaba julgando negativamente todos os políticos, mesmo aqueles que exercem o cargo com dignidade. Esta vulneração da imagem e da honra vai contribuir para que, em um futuro próximo, tenhamos dificuldades de encontrar bons nomes dispostos a disputar eleições e exercer cargos públicos.
Que esta Páscoa de 2016 traga consigo o renascer de um novo país, disseminando os valores cristãos da solidariedade, do amor e, especialmente, da justiça, permitindo que a paz reine no nosso Brasil.

*Rogério J. Lorenzetti, prefeito de Paranavaí